A Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco (Adagro – PE) publicou uma nova portaria proibindo a entrada e/ou passagem de suínos e seus derivados oriundos dos estados do Ceará e Piauí. Na última quinta-feira (06/07), foi confirmado um novo caso da peste suína clássica neste último estado, no município de São João do Arraial (PI). Desde outubro do ano passado, foram constatados 47 focos da doença no Ceará e 16, com este novo caso, no Piauí.

Em abril deste ano, o Governo do Piauí decretou estado de emergência sanitária após confirmar foco da peste suína no estado, depois da confirmação de um foco da doença em uma propriedade na cidade de Lagoa do Piauí, a 50 km de Teresina. O novo caso foi confirmado pelo Governo do Estado do Piauí.

Apesar de não pertencer à zona livre da PSC, Pernambuco não tem registros de focos da doença e, por isso, exporta para estados que também não estão na lista de zona livre. A medida proibitiva foi publicada visando à prevenção da entrada de animais contaminados.

A zona livre de Peste Suína Clássica no Brasil compreende 16 estados brasileiros (Acre, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins) e o Distrito Federal.

A PSC é uma doença viral altamente contagiosa que acomete suínos domésticos e asselvajados (javalis e cruzamentos com suínos domésticos), mas não oferece riscos à saúde humana.

Comentários Facebook