Em boletim divulgado nesta segunda-feira (6), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) informou que, em relação ao ano passado, foi registrado um aumento de 765,8% nos casos de dengue e 5.417% nos casos de chikungunya no Piauí em 2022. Já em relação à zika, o estado apresentou redução de 15,4% nos casos.
Em relação aos números da dengue, o boletim mostra um total de 11.766 casos notificados em 195 municípios durante 2022, ao passo que, no mesmo período de 2021, o estado registrou 1.359 casos notificados em 83 municípios. Foram confirmados 10 óbitos por dengue no estado apenas este ano.
Os cinco municípios que apresentaram as maiores incidências de casos de dengue por 100 mil habitantes foram: Novo Santo Antônio; Antônio Almeida; Patos do Piauí; Simplício Mendes; e Wall Ferraz.
Acerca dos casos de chikungunya no estado, os dados pontam que foram notificados 4.359 casos em 114 municípios este ano, enquanto que em 2021 foram 79 notificações em 20 municípios. Monsenhor Hipólito, Alagoinha do Piauí, Simplício Mendes, Vila Nova do Piauí e Alegrete do Piauí são as cinco cidades piauienses com maior incidência de casos por 100 mil habitantes.
A Sesapi afirma que, para combater a proliferação do mosquito transmissor das doenças, é necessário comprometimento não apenas do órgão, mas também da população.
“A literatura e as fiscalizações mostram que mais de 80% dos criadouros detectados estão localizados em ambientes domésticos. Precisamos que a população trabalhe junto da Sesapi e de nossos municípios para que ocorra uma redução nos casos notificados. Somente com esse trabalho em conjunto poderemos vencer o mosquito Aedes e consequentemente a dengue e a chikungunya”, pontuou o secretário estadual da Saúde, Neris Júnior.
📲Siga o Portal Ponto X nas redes sociais:
👉🏼no Facebook
👉🏼no Instagram
👉🏼no Twitter
👉🏼no youtube