O Ministério da Saúde entregou, nesta quinta-feira (27), em Brasília, 156 novas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para 15 estados, beneficiando 96 cidades. Dessas, 21 serão destinadas ao Piauí, contribuindo para a ampliação e modernização do serviço no Estado.
📲Participe do canal de notícias do Ponto X no 👉🏽 WhatsApp receba notícias na palma da mão!
Presente à solenidade, o superintendente da Rede de Alta e Média Complexidade da Secretaria da Saúde (Sesapi), Dirceu Campêlo, ressaltou a importância dos novos veículos recebidos pelo Piauí, desde janeiro, contribuindo para universalização e fortalecimento do Samu. “De janeiro de 2025, até agora, foram 67 ambulâncias entregues ao estado, que integra a política de universalização do Samu”, declarou.
Os novos veículos serão utilizados principalmente no atendimento a urgências clínicas, emergências obstétricas, casos de mal súbito, acidentes de trânsito e vítimas de lesões por armas brancas ou de fogo.
Desde 2018, Unidades de Suporte Avançado não eram entregues, e agora elas terão capacidade de atender 20,4 milhões de pessoas em todo o Brasil. No Piauí, a chegada desses veículos representa uma renovação significativa para o interior do Estado, destaca a coordenadora do Samu Estadual, Christianne Rocha.
📲Confira as últimas notícias do Portal Ponto X
📲Acompanhe o Ponto X no Facebook e no Instagram
O ministro Alexandre Padilha agradeceu ao Governo do Piauí pela forte parceria com o governo federal na área da saúde. “Queria agradecer, em nome do governador Rafael, essa parceria tão forte do Governo Lula com o estado do Piauí e o Samu é mais um passo nessa parceria, mas ainda há muito mais para fortalecer a saúde do Piauí”, disse.
O coordenador da Rede de Urgência e Emergência (RUE), Telmo Mesquita, ressaltou o impacto positivo da ampliação da frota. “Isso trará melhores condições de trabalho para as equipes que já atuam no Estado, refletindo diretamente na qualidade do serviço prestado à população. Esperamos que nossos serviços continuem evoluindo, garantindo uma assistência cada vez melhor aos piauienses”, afirmou.
Os gestores municipais podem solicitar a ampliação ou renovação da frota do Samu 192 por meio da edição 2025 do PAC Seleções da Saúde. As inscrições estão abertas até o dia 31 de março, e, nesta fase, 1,5 mil novas ambulâncias serão distribuídas em todo o país.