O Piauí pode ter o período chuvoso mais quente da história, segundo alertou o climatologista Werton Costa, em entrevista à TV Clube, na manhã desta segunda-feira (1°). Fatores, como as mudanças climáticas e o fenômeno El Niño, podem potencializar as altas temperaturas no estado em 2024.
Comumente, o período chuvoso no Piauí inicia em janeiro e se estende a meados de março. Nesse período, Werton Costa alertou que a chuva será acompanhada de calor. A previsão é que haja poucas nuvens no céu, favorecendo termômetros elevados e baixa incidência de precipitação.
“O lado negativo é que será um período chuvoso bastante atípico no que diz respeito à temperatura. Vai ter baixa cobertura de nuvens, uma redução geral no conjunto das chuvas. Resultado: calor. Podemos ter a temporada chuvosa mais quente da história já registrada no Piauí”, destacou.
O tempo pode ter variações nos próximos dias com a proximidade da zona de convergência intertropical. De acordo com Werton Costa, atualmente, o fenômeno incide sobre o estado do Amapá e deve se aproximar do Maranhão e Piauí ainda na primeira quinzes de janeiro.
“Para os próximos dias, a vai oscilar muito a previsão. Há uma tendência muito clara de a gente ter um temporal entre os dias 2 e 3. Mas vai diminuindo o volume. A chuva na capital nesse primeiro momento, é comedida e mediana. Porém, a chuva no Sul deve se intensificar”, destacou.