28.2 C
Bom Jesus

Piauí é terceiro maior gerador de energia eólica do Brasil; 60 parques em operação

O Piauí é a nova fronteira para mercado de geração de energia, com destaque para as energias renováveis.

O Piauí está entre os maiores produtores de energia limpa do Brasil, com 60 parques eólicos em operação, o estado aparece na terceira colocação na produção de energia, com 676,5 Megawatts (MW) médios, considerando a energia entregue no período de janeiro a agosto de 2019. Os dados foram divulgados pela Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica).

O Piauí é a nova fronteira para mercado de geração de energia, com destaque para as energias renováveis. Segundo levantamento realizado pela Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (ABDIB), o estado produziu 5,552 Gigawatt/hora (GWh) de energia elétrica no ano de 2017, enquanto consumiu apenas 3,481 GWh no mesmo ano. Assim, o estado apresenta grande potencial de geração de energias solar e eólica e já possui em sua matriz energética grandes empreendimentos em operação, sendo as fontes renováveis predominantes, em relação às não renováveis.

Segundo a Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica), dados consolidados pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) indicam que a geração de energia eólica em operação comercial no País cresceu 14,7%. Especificamente no mês de agosto, as usinas eólicas registraram o recorde de geração da fonte, alcançando 8.610 MW médios, crescimento de 22,7% em relação ao mesmo mês do ano passado. Uma explicação para o aumento é a ampliação do número de empreendimentos ativos pelo país.

Quando a análise foca na geração por estado, a Bahia é o maior produtor de energia eólica no País, considerando a energia entregue no período de janeiro a agosto de 2019. Dados do Operador Nacional do Sistema (ONS), apontam que o Piauí bateu o recorde histórico na geração de energia eólica em setembro de 2019, com a produção de 1.159 MW.

Quando se fala em capacidade instalada para a produção de energia a partir da força dos ventos, os dados consolidados da CCEE apontam o Piauí com 1.638,1 MW, ocupando a quinta colocação no cenário nacional. Ressalta-se que o número diverge do valor apresentado anteriormente (1619,20 MW – ANEEL), podendo esta pequena diferença estar relacionada a diferentes momentos de medição, a unidades geradoras em teste ou com comercialização suspensas, dentre outros.

Parques Eólicos

O Piauí conta com 60 empreendimentos eólicos em operação, nove em construção e 19 para serem construídos, todos outorgados pela Aneel. O setor de energias renováveis é o mais dinâmico da economia do Piauí, no qual estão sendo investidos cerca de R$ 25 bilhões e a perspectiva é que o avanço seja ainda maior nos próximos anos.

Atualmente, o maior parque eólico em construção na América do Sul está localizado no Piauí, nos municípios de Lagoa do Barro do Piauí, Queimada Nova e Dom Inocêncio. De acordo com dados levantados junto à Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar), o Piauí possui cerca de 2516 MW de potência em empreendimentos de energia eólica que se encontram em fase inicial de licenciamento ambiental.


Fonte: Com informações da Ascom

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Polícias Civil e Militar prendem traficantes em Bom Jesus.

A ação integrada das Polícias Civil e Militar de Bom Jesus resultou na prisão de um casal traficantes, na apreensão de um menor de...

Gusttavo Lima é censurado e decide não fazer mais lives, CONAR aponta irregularidades nas transmissões

A declaração foi feita horas depois do músico virar alvo do Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária), que apontou irregularidades nas propagandas de bebidas...

Adolescente de 15 anos morre afogado em barragem no Piauí

O jovem Lucas de Jesus Almeida, de apenas 15 anos, de família de Campo Grande do Piauí, morreu vítima de afogamento no início da...

Sindicato denuncia cortes de horas extras e cobra adicional de periculosidade igual para todos durante pandemia

A Direção do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Saúde Pública do Piauí (SINDESPI) em reunião na última quarta-feira (15/04) com o diretor do...