Devem chegar a 15 milhões de toneladas as perdas na safra 2018/2019 na cultura da soja em decorrência da problemas climáticos em 11 estados. O volume representa 12,5% da expectativa inicial de 120 milhões de toneladas para a safra atual, que foi oficialmente aberta na última quinta-feira (24) em Apucarana (PR).

A estimativa é da Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja Brasil), que já passou por alguns estados como Paraná, Mato Grosso do Sul, Piauí e Bahia fazendo levantamento das perdas. “Esse é o montante até o momento, mas a quebra ainda pode ser maior”, afirmou o presidente da Aprosoja Brasil, Bartolomeu Bartolomeu Braz, após reunião da entidade.

O Paraná é o estado mais atingido, com perdas de 30%, seguido da Bahia e Piauí (20% cada), Mato Grosso do Sul e Goiás (15% cada). São Paulo contabiliza prejuízos em 10% da safra. Mato Grosso e Tocantins perderam 8%, seguido do Maranhão (7%) e Rio Grande do Sul (5%), onde o problema é o excesso de chuvas.

A Aprosoja Brasil já fez pedido à ministra da Agricultura Tereza Cristina para garantir a prorrogação dos custeios e investimentos, mas que “infelizmente para alguns produtores” isso não vai ser suficiente, como informa o presidente da entidade.

“Já estamos pensando uma estratégia para repactuação das dívidas, inclusive pensando em securitização. Já estamos em conversas para ver se é criada uma linha especial de financiamento junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) junto com algum auxílio do governo federal para reduzir o custo com juros para garantir saúde financeira desses produtores”, destacou.

Ministério da Agricultura:

Está confirmado para o dia 13 de fevereiro a visita da ministra da Agricultura, Teresa Cristina, ao município. Na programação, destaque para o perímetro irrigado tabuleiros litorâneos, maior empreendimento do agronegócio na região norte do Piauí. A visita foi articulada pelo ex-deputado Heráclito Fortes (DEM), aliado político do prefeito Mão Santa (sem partido), que reforçará pedido para conclusão do projeto, considerado essencial para desenvolvimento de Parnaíba e região. No atual governo, sob o comando do presidente Jair Bolsonaro, será a primeira visita ministerial ao Piauí.

Portal Ponto X 2019 – Conectando o Sul do Piauí. Siga-nos no Facebook @portalpontox no Instagram portal_pontox e no Twitter @PortalPontoX


Fonte: com informações da Aprosoja Brasil

Comentários Facebook