logo-cabecalho

Siga nossas redes:

Padre é afastado da Igreja após denúncias de abuso sexual em Bom Jesus, Sul do PI

A Diocese de Bom Jesus do Gurguéia, na pessoa de seu Bispo, Dom Marcos Antonio Tavoni, comunica que recebeu, consternada a denúncia de abuso sexual de menor, supostamente, cometido por Padre da Diocese de Bom Jesus. E que a Diocese diante dos fatos divulgados em mídia, causa de escândalos dos fiéis, tem a informar:

  1. O Padre colocado em evidência, não foi, ainda, notificado pela justiça, não tem conhecimento oficial das acusações que, no momento, pesam sobre ele e que são divulgadas pela imprensa. Portanto, responderá no momento certo à Justiça, dando satisfação à sociedade;
  2. Uma Comissão interna da Diocese formada por peritos, profissionais relacionados ao assunto, será instaurada para o acompanhamento do Processo Canônico, investigativo e assistência à família envolvida.
  3. A Diocese se colocará sempre ao lado da justiça, colaborando com as autoridades civis na elucidação do caso, para o bem da suposta vítima, do sacerdote em questão, dos demais envolvidos e da própria Igreja.
  4. O Sacerdote em questão será suspenso do Uso de Ordens “Ad cautelam”, ou seja, fica suspenso o exercício de seu ministério, por cautela, até o final das investigações e a conclusão do veredicto.
  5. A Nunciatura Apostólica será comunicada oficialmente, para o acompanhamento do caso e para encaminhamento dos desfechos.
  6. Devemos orar, pela solução do caso, na justiça e na caridade e orar, em especial, pela santificação do Clero.

Dom Marcos lamentou muitíssimo a repercussão dos fatos e manifesta toda sua solidariedade com o sofrimento dos envolvidos: “Sinto e sofro, com a família envolvida, a dor de todos, principalmente, dos pais; pois como Bispo, cada padre é para mim como verdadeiro filho e nenhum pai quer que o filho se perca”, concluiu o Bispo.

Decreto Diocesano Suspensão de Ordem (Capa)

(PASCOM – Bom Jesus-PI)

NOTA DE ESCLARECIMENTO DA DIOCESE:


ENTENDA O CASO

A redação do Portal e TV Ponto X foi procurado por um familiar da vitima na quarta-feira (03) que denunciou o caso à imprensa, assim como registrou um B.O. na Delegacia da Polícia Civil de Bom Jesus.

A Polícia Civil de Bom Jesus, região Sul do Piauí, investiga se um Padre da Diocese de Bom Jesus do Gurguéia, abusou sexualmente de uma adolescente de 14 anos. Um (Boletim de Ocorrência) foi registrado por um familiar da vitima.

Por se tratar de uma investigação que envolve menor de idade, as informações sobre o caso não podem ser divulgadas pela polícia e são sigilosas até o final do processo, de acordo com o Delegado da Polícia Civil, Juciêr Santos.

No entanto, o Ponto X apurou, com exclusividade, a abertura de inquérito contra o Padre no sentido de apurar a alegação. O denunciante prefere não se identificar.

Os abusos sexuais praticado contra a jovem, que não terá a identidade revelada para preservar a integridade da vítima, foi descoberto através de mensagens de WhatsApp.

Ponto X teve acesso ao conteúdo, que também foi encaminhado para o Bispo da Diocese de Bom Jesus do Gurguéia, Dom Marcos Tavoni, cobrando punição ao acusado pela prática de abuso sexual de vulnerável.

TRECHO DO DOCUMENTO ENVIADO AO BISPO.

“Em decorrência de atitudes do Padre de iniciais (***), pároco de uma Igreja da cidade de Bom Jesus, Sul do Piauí, contra a menor de idade, de apenas 14 anos, venho através dessa carta pedir providências mediante os fatos apresentados. No início do mês de outubro, ao acessar o notebook da vitima, me deparei com WhatsApp em aberto que ela esqueceu. Na conversa o padre solicitou fotos dela nua, além de conversas imorais, ele ainda ameaçou a jovem se ela fosse a uma festa de aniversário. Venho pedir providências junto a Igreja Católica, destes atos imorais, que é contra os princípios da Igreja e da Religião como um todo, para que futuramente não venha acontecer com outras adolescentes e fazer a família sofrer. Junto a este parecer, segue em anexo cópias das referidas conversas que comprovam os fatos mencionados.” Diz a carta.

VEJA A SEGUIR PRINTS DE CONVERSAS DO PADRE COM A ADOLESCENTE.

O Ponto X recebeu mais de 40 páginas com trechos da conversa entre o padre e a adolescente, mas os trechos com teor mais sexual não serão divulgados em respeito a vítima.


CLICA AQUI E VEJA TRECHOS DE COVERSAS.


VEJA TAMBÉM

plugins premium WordPress