Após (08) oito anos à frente da Paróquia Nossa Senhora das Mercês, em Palmeira do Piauí, Pe. Atenágoras Alencar despediu-se dos paroquianos na noite deste domingo, (05/01), durante missa na Igreja matriz. Atenágoras foi transferido para a paróquia Senhor Bom Jesus da Lapa em Redenção do Gurguéia.

Com a Igreja lotada o Pe. Atenágoras usou sua homilia para fazer os agradecimentos à população palmeirina pela acolhida. Em sua página no Facebook, o Padre disse que não tinha palavras o suficiente para descrever esse momento, e que usaria uma única palavra para expressar seu sentimento pelo povo da paróquia, “GRATIDÃO”.

“Palavras não é o suficiente para descrever esse momento. O única palavra que vem me acompanhado esses dias é GRATIDÃO. Só tenho que agradecer a Deus e ao povo de Palmeira do Piauí por esse tempo que vivi nessa cidade que me acolheu como um filho da terra. Como disse uma amiga: minha raiz familiar é Curimatá, mas minha raiz sacerdotal é Palmeira do Piauí. Me sinto sim um palmeirino. Povo de Deus da Palmeirinha de açúcar obrigado por tudo. Fui muito feliz com vocês. O primeiro amor a gente nunca esquece.
No dia que meu ministério sacerdotal não for para servir ao povo de Deus ele não servi para mim. Que Nossa Senhora das Mercês rogue junto ao seu Filho Jesus por nós”.

A missa de despedida do Padre, durou em torno de duas horas e teve muitas homenagens ao Pároco que ainda participará de uma missa de 7° dia nesta terça-feira (07).

De acordo com os fiéis, Padre Atenágoras, transformou a paróquia Nossa Senhora das Mercês, com seu jeito irreverente, sincero e bastante espontâneo conquistou a comunidade católica da cidade de Palmeira do Piauí.

A vice-prefeita de Palmeira do PI, Maylane Almeida Cavalcante disse ao Ponto X que a cidade está se despedindo de alguém muito especial. “Esse ser humano nos ensinou muito com sua sabedoria, carinho e principalmente com sua FÉ. Padre Atenágoras, somos muito gratos a Deus por ter colocado sua sabedoria a nosso dispor. Para onde for, temos a absoluta certeza da mesma dedicação e amor ao próximo que vc se prestará. Estamos triste pela sua ida, mas ao mesmo tempo, felizes por termos tido a oportunidade de receber tanto amor e carinho. Palmeira, jamais esquecerá de você”. Destacou.

Quando anunciado que seria transferido pelo Bispo Dom Marcos Tavoni, na última noite de Festejos no dia 24 de setembro de 2019, em missa realizada na Catedral de Bom Jesus, a comunidade católica ainda ensaiou realizar uma manifestação e um abaixo assinado para que o pároco não fosse transferido. Porém, Atenágoras pediu aos seus fiéis que não fizessem nenhum pedido, pois são normas da Igreja e Ele estaria preparado para a mudança mesmo tendo um carinho especial pela comunidade palmeirina.

Muitos fiéis disseram ter aumentado sua fé através do Padre Atenágoras Alencar, e que ele irá fazer muita falta à comunidade. O Padre pediu que os fiéis recebam o novo pároco com carinho e da mesma forma com que ele foi recebido.

O novo Pároco da Paróquia Nossa Senhora das Mercês, será o Pe. Raimundo Nonato de Oliveira Silva.

Comentários Facebook