Olimpíadas em História do Brasil, de Astronomia e Astronáutica aguçam a curiosidade dos alunos – Portal Ponto X

Olimpíadas em História do Brasil, de Astronomia e Astronáutica aguçam a curiosidade dos alunos

É comum alunos bonjesuenses participarem “maciçamente” das Olimpíadas da Matemática e da Língua Portuguesa, porém, a grande novidade agora é a participação em Olimpíadas de outras áreas do conhecimento; os representantes das  escolas devem ficar atentas nos prazos e datas das inscrições cadastrais.

Estão abertas as inscrições para a 11ª edição da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), projeto desenvolvido pelo Departamento de História da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). A primeira etapa do processo de inscrição (com desconto) segue até 20 de março. A segunda fase termina em 29 de abril – ou até atingir o limite de interessados.

A Olimpíada de História possui um formato totalmente original e voltado para professores e alunos dos ensinos Fundamental (8º e 9º anos) e Médio de escolas públicas e particulares. Em 2018, quando completou 10 anos, a ONHB atingiu número de recorde de inscritos com 14,3 mil equipes, um total de 57,5 mil participantes de todos os estados brasileiros, com maior destaque para a região Nordeste com 67% de equipes finalistas.

A competição conta com seis fases online, além da final presencial realizada na Unicamp, em Campinas-SP.

As provas são realizadas durante as etapas – com duração de uma semana cada – pelas equipes formadas por um professor de História e três alunos. As respostas (questões de múltipla escolha e realização de tarefas) podem ser elaboradas pelos participantes com base em debate com os colegas, pesquisa em livros, internet, orientação do professor, além de uma gama de documentos e referências oferecidas.

Ao completar as seis fases online, as equipes finalistas participam da grande final presencial na Unicamp, nos dias 17 e 18 de agosto. Na final, os grupos realizam uma prova dissertativa no sábado e, no dia seguinte, participam da premiação com entrega de medalhas.

“A Olimpíada de História tem como principal objetivo incentivar o desenvolvimento da análise crítica e discussões sobre os mais variados assuntos. Para que isso seja possível, oferecemos nas provas e tarefas informações, textos, imagens e mapas para que embasem a elaboração das respostas”, explica a professora do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Unicamp e coordenadora da ONHB, Cristina Meneguello.

O principal diferencial da ONHB em relação a outras competições é que ela não exige que os alunos tenham conhecimento do assunto previamente, uma vez que a metodologia permite que a equipe discuta, pesquise e analise as questões entre si, com apoio do professor. (fonte: www.olimpiadadehistoria.com.br).

A 22 Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e a 13 Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) também já estão recebendo as inscrições; são eventos abertos à participação de escolas públicas ou privadas, urbanas ou rurais, sem exigência de número mínimo ou máximo de alunos, os quais devem preferencialmente participar voluntariamente. Podem participar da OBA e da MOBFOG alunos do primeiro ano do ensino fundamental até alunos do último ano do ensino médio, sendo que da MOBFOG também podem participar alunos do ensino superior.

A OBA e a MOBFOG ocorre totalmente dentro da própria escola, tem uma única fase e é realizada toda ela dentro de um só ano letivo, deste modo os certificados e medalhas são recebidos pela escola no mesmo ano letivo. Ao final da OBA e da MOBFOG todos os alunos recebem um certificado de participação impresso com o seu nome e se ganhou alguma medalha o tipo dela também consta do certificado.

E se ganhou medalha, claro, recebe a mesma, a qual em geral é cunhada em metal ou acrílico. Todos os professores envolvidos no processo e também os diretores escolares recebem os seus certificados. Aliás, até a escola recebe um certificado com o nome dela. Veja todos os detalhes no regulamento da OBA 2019 e veja também detalhes sobre a MOBFOG no regulamento da MOBFOG 2019.

Para participar da 22ª OBA e ou da 13ª MOBFOG a escola precisa preencher uma única ficha de inscrição, a qual está disponível no link Cadastro de Escolas. A OBA possui uma única fase e consiste na realização de uma única prova, com dez questões, realizada simultaneamente em todas as escolas participantes, na sexta-feira, dia 17/05/19, no horário mais conveniente para a Escola e na própria Escola. Em hipótese alguma a Escola pode fazer a prova em dia diferente deste.

A MOBFOG também tem uma única fase, ocorre na própria Escola e pode ser realizada ATÉ a sexta-feira, dia 17/05/19 e consiste no lançamento, oblíquo de foguetes, o mais longe possível. Tanto a OBA quanto a MOBFOG têm quatro diferentes níveis, conforme os anos nos quais os alunos estão estudando. (www.oba.org.br).

Por Elizabeth Zanon

VEJA TAMBÉM

plugins premium WordPress