O crescimento da educação Matemática em Bom Jesus-PI: um olhar sobre a Cidade dos Doutores – Portal Ponto X

O crescimento da educação Matemática em Bom Jesus-PI: um olhar sobre a Cidade dos Doutores

Crescimento populacional e protagonismo econômico e social

Bom Jesus é conhecida como a “cidade dos doutores” e ganhou reconhecimento nacional como um proeminente centro de profissionais titulados com doutorado. Com uma cifra impressionante de cerca de 150 doutores participantes na região, a extensão alcança um notável marco de um doutor para cada 200 habitantes, quatro vezes superior à média nacional. Esse notável agrupamento de especialistas teve um impacto substancial na economia local, na realização de pesquisas e desenvolvimento científico.

A cidade também é conhecida como a Capital do Agro com a previsão de uma colheita recorde para este ano, alcançando um notável total de 7 milhões de toneladas de grãos, solidifica Bom Jesus como um motor impulsionador não apenas na esfera acadêmica, mas também como um protagonista vital no âmbito econômico e social da região.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou no dia (28/06), que nos Censos demográficos de 2010 e de 2022, Bom Jesus foi o município que apresentou maior taxa de crescimento populacional. O aumento é de 6.170 habitantes. Segundo o órgão, o município cresceu 2,03% ao ano. O percentual é 5,2 vezes maior que a taxa de crescimento da população do Piauí, que ficou em 0,39% ao ano. A população da cidade de Bom Jesus (PI) chegou a 28.799 pessoas no Censo de 2022, o que representa uma taxa de crescimento 27,27% populacional em comparação com o Censo de 2010, quando era de 22.629 habitantes.

Catedral de Bom Jesus do Gurgueia-PI (Foto: reprodução Prefeitura de Bom Jesus)
Catedral de Bom Jesus do Gurgueia-PI (Foto: reprodução Prefeitura de Bom Jesus)

O município de Bom Jesus situado na Chapada das Mangabeiras,  região Sul do estado do Piauí, após sua fundação em 1855, destacou-se pela localização geográfica favorável e o crescimento do comércio e serviços, atraindo uma população jovem em busca de educação nas escolas primárias mantidas pelo governo estadual e pela Ordem Mercedária do Brasil. Com o tempo, surgiram escolas de ensino médio e instituições de ensino superior, incluindo a Universidade Federal do Piauí e a Universidade Estadual, transformando a região em um centro educacional.

A cidade se orgulha do título e dos exemplos de superação de profissionais locais, inspirando os estudantes a compreenderem que a educação é o caminho para romper com a pobreza. A presença de instituições de ensino superior permite que os jovens realizem sua formação completa em Bom Jesus, eliminando a necessidade de deslocamentos distantes para graduação ou pós-graduação.

CPCE/UFPI Bom Jesus-PI (Foto: reprodução da internet)
UESPI - Bom Jesus-PI (Foto: Ronilton Leal - Portal Ponto X)
UESPI – Bom Jesus-PI (Foto: Ronilton Leal – Portal Ponto X)

Além de destacar-se na Educação Superior o município vem consolidando uma Educação Básica de alta qualidade, resultado de esforços coletivos das redes de ensino, famílias e alunos. Destacadamente, a rede municipal de ensino oferta desde a educação infantil até o ensino fundamental, com foco na aprendizagem individual de cada aluno. Um acompanhamento constante alinhado com as diretrizes da Secretaria Municipal de Educação, orientando o processo educacional com avaliações e instruções para ajustar o ensino aos resultados esperados.

Ao Ponto X a Secretária Municipal de Educação, Professora Doutora Oldênia Fonseca Guerra, disse: “Bom Jesus hoje é caracterizado por um compromisso conjunto com a educação. A Secretaria Municipal de Educação colabora com diversas instituições, como a Universidade Federal do Piauí e outras entidades. Essa colaboração visa garantir uma educação pública e de qualidade por meio de ações coordenadas, beneficiando a comunidade como um todo”.

“Os professores passam constantemente por formações que visam melhor a preparação para o exercício da função. Os desafios são gigantes, mas uma política forte da atual gestão do prefeito Nestor Elvas de valorização dos profissionais da educação, garantindo-lhes os melhores salários da região, melhores condições de trabalho em escolas modernas e equipadas, progressões funcionais conforme estabelece o plano de carreira e ainda gratificação por avaliação de desempenho”. Conclui a Secretária.

Oldênia Fonseca Guerra, Secretária Municipal de Educação de Bom Jesus-PI (Foto: Ronilton Leal – Ponto X)

A comunidade em geral responde muito positivamente ao trabalho que está sendo desenvolvido e os pais têm uma participação ativa no dia a dia da escola. No calendário anual já são previstas reuniões de pais e professores, o que mostra a preocupação da Secretaria em chamar a família para participar do processo educacional e sempre que necessário, por convite ou espontaneamente, a família está presente constantemente nas escolas para atuar conjuntamente a favor da educação das crianças.

Escola Municipal Centro Comunitário São José (Foto: reprodução SEME-BJ)

Educação Matemática

Dentre as iniciativas educacionais desenvolvidas no município está se destacando a educação matemática, com uma abordagem inovadora. Com um sistema educacional abrangente que engloba desde a educação infantil até o ensino superior, a cidade está investindo fortemente em infraestrutura e formação de professores com parcerias cruciais, como a colaboração com o Instituto Alfa e Beto (IAB).

A cada 20 dias, professores participam de formações coordenadas pelo setor de Matemática, enfatizando o uso eficiente do material didático disponibilizado para professores e alunos, além de orientações práticas para empregar manuais de ensino. Os testes regulares são administrados, e os resultados são tabulados para monitorar o progresso dos alunos, possibilitando intervenções direcionadas quando necessário.

Erika Shaianny Ferreira Santos, professora na Escola Municipal João Pinheiro, ressalta que: “Desafios diários são enfrentados, abrangendo várias áreas do conhecimento, inclusive a Matemática. Eu costumo trabalhar com metodologias diferentes e dentro das minhas aulas de matemática procuro promover competições como torta na cara, torneio da multiplicação entre outros métodos usados. E sempre tenho alunos destaques. Depois desses dois anos de pandemia a educação se tornou um desafio maior ainda para nós educadores. Mais estamos ganhando muito êxito. Como educadora e professora de matemática das turmas de 1º, 2º e 5º ano do fundamental I, busco sempre formações complementares na área para que eu possa está ajudando cada vez mais o meu aluno”. 

Alunos do 1º Ano, Escola Municipal João Pinheiro (Foto: Ronilton Leal – Ponto X)

Como resposta a esses desafios, a Secretaria Municipal de Educação e o IAB estão implementando intervenções estratégicas. Isso envolve formações atualizadas para os professores e investimentos em materiais didáticos alinhados com a realidade da comunidade estudantil.

Inovações no ensino da Matemática são uma marca registrada em Bom Jesus. Abraçando tecnologia, recursos digitais, jogos educacionais e abordagens interdisciplinares, as instituições educacionais da cidade estão tornando o aprendizado matemático mais acessível e atraente, com a introdução de materiais e aulas lúdicas, incluindo kits de geometria, blocos lógicos e materiais dourados, enriquecendo a experiência de aprendizagem.

O impacto positivo desse enfoque na educação matemática se reflete no crescimento econômico e social da cidade. Investir em uma educação matemática de qualidade tem correlações claras com a empregabilidade e o desenvolvimento sustentável da cidade. A compreensão da Matemática como uma ferramenta para a tomada de decisões informadas em questões cotidianas, como consumo de recursos naturais e organização financeira, está contribuindo para uma atuação mais consciente e sustentável e o exercício da cidadania.

Turmas de 2° ,5° e 9° realizando II Simulado de Matemática, preparatório para as avaliações externas (Foto: reprodução SEME-BJ)

Segundo a diretora de Programas e Projetos da SEME Sidney Lins, a cidade se destaca com projetos e programas que impulsionam o avanço da Matemática. A colaboração com o Instituto Alfa e Beto, a iniciativa Novo Mais Educação, as competições Olímpiada CANGURU e Olimpíada MIRIM de Matemática estão se destacando como pilares fundamentais dessa mudança educacional.

Educadores e estudantes vêm boas perspectivas em relação à educação matemática em Bom Jesus. Casos de sucesso e superação pessoal se destacam, demonstrando como a Matemática é uma ferramenta essencial para preparar os alunos para um futuro promissor. A cidade está pavimentando o caminho para uma geração de cidadãos bem informados e capacitados por meio da educação matemática transformadora.

Maria Sidney Lins, Diretora de Programas e Projetos e Oldênia Fonseca Guerra, Secretária Municipal de Educação de Bom Jesus-PI (Foto: Ronilton Leal – Ponto X)

Nesse contexto o resultado não poderia ser diferente, triunfo na Olimpíada Canguru de Matemática 2023. Mais uma vez, os alunos brilharam intensamente, conquistando 98 medalhas reluzentes de ouro, prata e bronze, além de serem dignamente agraciados com honra ao mérito:

  • Ouro – 17 medalhas

  • Prata – 8 medalhas

  • Bronze – 27 medalhas

  • Honra ao Mérito – 46 medalhas

A excelência educacional de Bom Jesus também ficou evidente no contexto do SAEPI 2022, a Avaliação Educacional do Piauí. Este processo avaliativo foi contínuo para os alunos matriculados durante o ano letivo de 2021, abrangendo as turmas de 2º e 5º ano do Ensino Fundamental das redes municipais, bem como as turmas de 2º ano do Ensino Fundamental da rede estadual.

Turmas de 2° ,5° e 9° realizando II Simulado de Matemática, preparatório para as avaliações externas (Foto: reprodução SEME-BJ)

As áreas de foco da avaliação incluíram os conteúdos específicos e as competências essenciais do currículo do Piauí, com enfoque nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. Um total de 33.350 alunos do 2º ano do Ensino Fundamental e 40.829 alunos do 5º ano do Ensino Fundamental participaram do processo.

O destaque conquistado por Bom Jesus no SAEPI foi divulgado em primeira mão pelo Ponto X. Esses resultados não apenas evidenciam um desempenho notável do município, mas também têm um impacto mais amplo. Os dados coletados por meio do SAEPI desempenham um papel crucial no cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Piauiense nas Redes Municipais (IDEPIM), um indicador fundamental para avaliar o desempenho educacional das escolas em cada rede municipal do Estado.

Resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Piauiense Redes Municipais (foto: reprodução)

O desempenho alcançado pelo município de Bom Jesus no Sistema de Avaliação da educação do Piauí- SAEPI, edição 2022, que avalia o desempenho de alunos em Língua Portuguesa e em Matemática no 2º e 5º ano do ensino fundamental, em 2021, 2 escolas do município conquistaram o Prêmio Alfa 10 pela eficácia na alfabetização na idade certa e deverá conquistar mais prêmios pelo resultado 2022.

Dessa forma, fica evidente que a dedicação e o compromisso com a educação em Bom Jesus renderam frutos valiosos, destacando-se como um exemplo inspirador no cenário educacional estadual.

Foto: Secretaria de Educação de Bom Jesus e Undime
Foto: Secretaria de Educação de Bom Jesus e Undime
Foto: Secretaria de Educação de Bom Jesus e Undime
Foto: Secretaria de Educação de Bom Jesus e Undime

Fonte: Ronilton Leal – Portal Ponto X

VEJA TAMBÉM

plugins premium WordPress