28.2 C
Bom Jesus

Novos Conselheiros Tutelares são empossados em Palmeira do Piauí

O conselho é composto por cinco membros titulares e cinco suplentes que exercerão a função de janeiro de 2020 até o final de 2023.

Os cinco novos conselheiros tutelares, eleitos pela população palmeirina, em outubro do ano passado, tomaram posse do cargo, durante cerimônia realizada na tarde desta segunda-feira (13), no Plenário Renato Almeida, da Câmara Municipal de Vereadores da cidade de Palmeira do Piauí.

A presidente do (CMDCA) Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Maria de Jesus Mendes Pereira, presidiu a solenidade e deu posse aos conselheiros titulares e suplentes. Maria de Jesus, Falou da importância que tem o conselho em um município e da responsabilidade que os novos membros terão pela frente. 

“Eu gostaria de parabenizar os conselheiros titulares e suplentes, e dizer que o Conselho Tutelar é um órgão autônomo, e não jurisdicional, vocês terão a missão de zelar pelos direitos das Crianças e dos Adolescentes, que está instituído na Lei brasileira que determina esses  direitos”. Disse a presidente do (CMDCA).

O secretário municipal de Saúde, Ferdinand Oliveira, representou o prefeito João da Cruz. Segundo ele, a sua pasta está a disposição do conselho. “Hoje o município conta com uma ampla estrutura na área que estará à disposição dos novos conselheiros, psicologo, assistência social e outros profissionais para prestar os atendimentos. O desafio de vocês é muito grande, temos um município muito extenso, com algumas localidades muito distante da sede, muitas vezes essas pessoas precisão até mais desse tipo de serviço. Precisamos ter um olhar mais clínico, mais cuidadoso com essas crianças e esses cidadãos, nós enquanto secretário de saúde e vocês que estão agora com a missão de conselheiros. Existe uma expectativa da prefeitura que o trabalho de vocês será bem desenvolvido, teremos alguns problemas para agente superar, mas, vamos ajudar vocês a desenvolver essas tarefas. Parabéns aos novos membros do conselho e contem com agente”. Falou, Ferdinand Oliveira.

Também estiveram presentes na solenidade, a assistente social do município, Vilma Dias Maciel, coordenadora do serviço de convivência, Carmilene Rodrigues da Silva, secretária de educação, Cibele Leal e familiares dos conselheiros eleitos em eleição unificada no dia 06 de outubro de 2019. 

Vilma Dias, ressaltou ainda os 30 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e a importância deste para a sociedade. “O conselho irá proteger os direitos da criança, pois quem educa é pai e mãe, com isso o estatuto é bem claro e o conselho veio para garantir e proteger os direitos das crianças e dos adolescentes”. Disse.

Os novos conselheiros tutelares foram empossados e certificados para exercer a função de janeiro de 2020 até o final de 2023. O conselho é composto por cinco membros titulares e cinco suplentes. 

Veja os nomes dos conselheiros titulares e suplentes:

Titulares:

1º lugar: Daíse Pereira – 442 votos;

2º lugar: Vitória Pessoa – 336 votos;

3º lugar: Marta Lemos – 227 votos;

4º lugar: Diana Carvalho – 222 votos;

5º lugar: Maria Zenilde – 178 votos;

Suplentes:

1º suplente: José Baião – 150 votos;

2º Suplente: Odon José – 132 votos;

3º Suplente: Mirelle Cavalcante – 110;

4º Suplente: Rita Guarino – 106;

5º Kárita Raquel – 103.

Confira as fotos da posse:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Polícias Civil e Militar prendem traficantes em Bom Jesus.

A ação integrada das Polícias Civil e Militar de Bom Jesus resultou na prisão de um casal traficantes, na apreensão de um menor de...

Gusttavo Lima é censurado e decide não fazer mais lives, CONAR aponta irregularidades nas transmissões

A declaração foi feita horas depois do músico virar alvo do Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária), que apontou irregularidades nas propagandas de bebidas...

Adolescente de 15 anos morre afogado em barragem no Piauí

O jovem Lucas de Jesus Almeida, de apenas 15 anos, de família de Campo Grande do Piauí, morreu vítima de afogamento no início da...

Sindicato denuncia cortes de horas extras e cobra adicional de periculosidade igual para todos durante pandemia

A Direção do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Saúde Pública do Piauí (SINDESPI) em reunião na última quarta-feira (15/04) com o diretor do...