28.2 C
Bom Jesus

Novos Conselheiros Tutelares são empossados em Bom Jesus

A Prefeitura Municipal de Bom Jesus, através do (CMDCA) – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, deu posse aos novos conselheiros.

Os novos conselheiros tutelares de Bom jesus, Sul do Piauí, foram empossados em solenidade realizada na manhã desta sexta-feira (10/1), no Auditório do antigo Fórum. A cerimônia de posse foi conduzida pela presidente do (CMDCA) Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Lúcia Teixeira.

Familiares dos novos conselheiros prestigiaram a cerimônia de posse, que também contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Nestor Elvas, vice-prefeita Clédja Benvindo, secretários da administração municipal, Cosme Clementino (Desenvolvimento Econômico), Kátia Falcão (Finanças) e Belaniza da Silva Neta (Governo), além da Secretária de Finanças do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Maricô.

A presidente do conselho, Lúcia Teixeira, em seu discurso destacou a importância do trabalho dos Conselheiros Tutelares, que têm como função zelar pelos direitos das crianças e dos adolescentes, bem como acompanhar os menores em situação de risco e decidir, em conjunto, medidas de proteção. “O nosso compromisso com a sociedade deve prevalecer, independente do que vier pela frente, independente dos subornos e falta de ética de alguns membros da sociedade, a minha função é, ética e eu como conselheiro tutelar preciso zelar por ela.” Disse Lúcia aos novos conselheiros.

Foto: Dário Folha

Os membros do novo conselho foram convidados a participarem de uma capacitação pela escola do conselho de estado, que teve início em novembro de 2019 e deverá ser finalizada em dezembro desse ano. A capacitação servirá para preparar os novos membros do conselho para que desenvolvam uma atuação eficaz. São vários temas e programas onde os conselheiros terão a oportunidade de se capacitarem para desenvolverem a função junto à sociedade.

O Conselho Tutelar de Bom Jesus é composto por cinco membros efetivos e cinco suplentes, eleitos para o mandato de 4 anos. A eleição ocorreu dia 06 de Outubro de 2019 em eleições unificadas, os eleitos atuarão de 10 janeiro de 2020 até o fim de 2023.

Membros efetivos: Vaneis Falcão, Renata Fonseca, Vanessa Lima, Cássia Ribeiro e Ronaldo Pereira.

Suplentes: Mercezinha Saraiva, Adevaldo Nunes, Glaucon Mirael, Elaine dos Santos e Maria Albetiza Trindade.

Os novos membros do Conselho Tutelar escreveram uma carta à sociedade bonjesuense:

“Hoje encerramos um ciclo e começamos outro; Finalizarmos uma etapa onde podemos erguer a cabeça e dizer com certeza combatemos um bom combate, e dizer que toda etapa existe obstáculos e dificuldades, mais também tivemos avanços e por que não dizer retrocesso, em algum momento nos machucamos e nos ferimos,e machucamos e ferimos alguém também, e o que faz a diferença e que corremos essa corrida de 5 por 5 onde todos sabiam que podiam passar o bastão para obter a vitória final, muitas vezes tivemos momentos de alegria e de angústia, não foi fácil, mais temos a certeza de dever cumprido com satisfação, honrosa e ética, tivemos erros e acertos ou que foi outorgado pela sociedade do nosso município para realizar que é ZELAR PELO CUMPRIMENTOS  DOS DIRETOS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES. Keila Ferreira e Simone Martins 2 de 5 guerreiras uma vez conselheiras tutelares sempre defensora de crianças e adolescentes.
Sem dúvida. Momento impar aos novos membros do conselho tutelar  em que faremos vida ao que está teoricamente expresso no ECA ! O Conselho Tutelar é permanente os conselheiros não.  Está “permanência “ significa o que? Significa que o que permanece é a essência do conselho tutelar.  Então temos que fazer cumprir o que de fato é nossa atribuição e dando o melhor de nós zelando com absoluta prioridade pelos Direito de nossas crianças e adolescentes. Que possamos realizar um trabalho onde seremos 5 por 5 e  por fim agradecemos a Deus, aos nossos familiares a sociedade por terem confiado a nós essa missão e a todos aqui presente pela oportunidade  de ser Conselheiros tutelares. Obrigado”.

Conselho Tutelar de Bom Jesus.

Mais Lidas

Polícias Civil e Militar prendem traficantes em Bom Jesus.

A ação integrada das Polícias Civil e Militar de Bom Jesus resultou na prisão de um casal traficantes, na apreensão de um menor de...

Gusttavo Lima é censurado e decide não fazer mais lives, CONAR aponta irregularidades nas transmissões

A declaração foi feita horas depois do músico virar alvo do Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária), que apontou irregularidades nas propagandas de bebidas...

Adolescente de 15 anos morre afogado em barragem no Piauí

O jovem Lucas de Jesus Almeida, de apenas 15 anos, de família de Campo Grande do Piauí, morreu vítima de afogamento no início da...

Sindicato denuncia cortes de horas extras e cobra adicional de periculosidade igual para todos durante pandemia

A Direção do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Saúde Pública do Piauí (SINDESPI) em reunião na última quarta-feira (15/04) com o diretor do...