Foto: Dário Folha

Os novos conselheiros tutelares de Bom jesus, Sul do Piauí, foram empossados em solenidade realizada na manhã desta sexta-feira (10/1), no Auditório do antigo Fórum. A cerimônia de posse foi conduzida pela presidente do (CMDCA) Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Lúcia Teixeira.

Familiares dos novos conselheiros prestigiaram a cerimônia de posse, que também contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Nestor Elvas, vice-prefeita Clédja Benvindo, secretários da administração municipal, Cosme Clementino (Desenvolvimento Econômico), Kátia Falcão (Finanças) e Belaniza da Silva Neta (Governo), além da Secretária de Finanças do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Maricô.

A presidente do conselho, Lúcia Teixeira, em seu discurso destacou a importância do trabalho dos Conselheiros Tutelares, que têm como função zelar pelos direitos das crianças e dos adolescentes, bem como acompanhar os menores em situação de risco e decidir, em conjunto, medidas de proteção. “O nosso compromisso com a sociedade deve prevalecer, independente do que vier pela frente, independente dos subornos e falta de ética de alguns membros da sociedade, a minha função é, ética e eu como conselheiro tutelar preciso zelar por ela.” Disse Lúcia aos novos conselheiros.

Foto: Dário Folha

Os membros do novo conselho foram convidados a participarem de uma capacitação pela escola do conselho de estado, que teve início em novembro de 2019 e deverá ser finalizada em dezembro desse ano. A capacitação servirá para preparar os novos membros do conselho para que desenvolvam uma atuação eficaz. São vários temas e programas onde os conselheiros terão a oportunidade de se capacitarem para desenvolverem a função junto à sociedade.

O Conselho Tutelar de Bom Jesus é composto por cinco membros efetivos e cinco suplentes, eleitos para o mandato de 4 anos. A eleição ocorreu dia 06 de Outubro de 2019 em eleições unificadas, os eleitos atuarão de 10 janeiro de 2020 até o fim de 2023.

Membros efetivos: Vaneis Falcão, Renata Fonseca, Vanessa Lima, Cássia Ribeiro e Ronaldo Pereira.

Suplentes: Mercezinha Saraiva, Adevaldo Nunes, Glaucon Mirael, Elaine dos Santos e Maria Albetiza Trindade.

Os novos membros do Conselho Tutelar escreveram uma carta à sociedade bonjesuense:

“Hoje encerramos um ciclo e começamos outro; Finalizarmos uma etapa onde podemos erguer a cabeça e dizer com certeza combatemos um bom combate, e dizer que toda etapa existe obstáculos e dificuldades, mais também tivemos avanços e por que não dizer retrocesso, em algum momento nos machucamos e nos ferimos,e machucamos e ferimos alguém também, e o que faz a diferença e que corremos essa corrida de 5 por 5 onde todos sabiam que podiam passar o bastão para obter a vitória final, muitas vezes tivemos momentos de alegria e de angústia, não foi fácil, mais temos a certeza de dever cumprido com satisfação, honrosa e ética, tivemos erros e acertos ou que foi outorgado pela sociedade do nosso município para realizar que é ZELAR PELO CUMPRIMENTOS  DOS DIRETOS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES. Keila Ferreira e Simone Martins 2 de 5 guerreiras uma vez conselheiras tutelares sempre defensora de crianças e adolescentes.
Sem dúvida. Momento impar aos novos membros do conselho tutelar  em que faremos vida ao que está teoricamente expresso no ECA ! O Conselho Tutelar é permanente os conselheiros não.  Está “permanência “ significa o que? Significa que o que permanece é a essência do conselho tutelar.  Então temos que fazer cumprir o que de fato é nossa atribuição e dando o melhor de nós zelando com absoluta prioridade pelos Direito de nossas crianças e adolescentes. Que possamos realizar um trabalho onde seremos 5 por 5 e  por fim agradecemos a Deus, aos nossos familiares a sociedade por terem confiado a nós essa missão e a todos aqui presente pela oportunidade  de ser Conselheiros tutelares. Obrigado”.

Conselho Tutelar de Bom Jesus.

Comentários Facebook