Treze municípios do Piauí receberão investimentos para a construção de 16 novas Unidades Básicas de Saúde (UBS), como parte do Programa de Aceleração do Crescimento da Saúde (Novo PAC Saúde). O montante destinado ao estado totaliza R$ 29,8 milhões, proporcionando melhorias significativas na infraestrutura de saúde local.
Essa iniciativa faz parte de um projeto nacional que contemplará mais de 1,5 mil municípios em 26 estados do Brasil, com a construção de 1,8 mil UBS. O objetivo é fortalecer a Atenção Primária do Sistema Único de Saúde (SUS) e beneficiar aproximadamente 8,6 milhões de pessoas em todo o país.
LEIA MAIS: Portal Ponto X
Além da construção de novas unidades, o Novo PAC Saúde possibilita a ampliação do número de equipes de Saúde da Família (eSF), de Saúde Bucal (eSB), de multiprofissionais (eMulti) e de Agentes Comunitários de Saúde (ACS). O investimento total nesse programa alcança a marca de R$ 4,2 bilhões.
Entre as diversas propostas recebidas pelo Novo PAC Saúde, as solicitações de novas UBS se destacaram, totalizando 5.665 propostas, distribuídas em 3.001 territórios. Os critérios de seleção priorizaram municípios com maior vulnerabilidade socioeconômica, maiores vazios assistenciais na Atenção Primária, menores índices de cobertura de Estratégia de Saúde da Família e adesão ao projeto arquitetônico de referência.
É importante destacar que mais de 3,7 mil propostas habilitadas no eixo Saúde do Novo PAC Saúde não foram selecionadas inicialmente, mas poderão ser executadas por meio de emendas parlamentares. O diretor de programas do Ministério da Saúde, Henrique Chaves, ressaltou que as emendas contribuem para acelerar a execução do programa, além de deixarem um legado social significativo. As emendas também têm a possibilidade de financiar obras selecionadas pelo Ministério da Saúde pelo Novo PAC Saúde, proporcionando o financiamento integral de outra obra indicada pelo parlamentar.
TV PONTO X (Jornal, segunda, quarta e sexta às 12h) Inscreva-se no Canal.
Confira as últimas notícias do Portal Ponto X
Acompanhe o Ponto X no Facebook e no Instagram
Participe do canal de notícias do Ponto X no WhatsApp e no Telegram