logo-cabecalho

Siga nossas redes:

‘Novo Decreto’ proibirá festas e limitará funcionamento de bares e restaurantes em Bom Jesus

Preocupado com o aumento dos casos da Cocid-19 e casos de Sindromes Gripais, a Prefeitura de Bom Jesus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Vigilância em Saúde, convocou uma reunião para essa quinta-feira (20/01), realizada no auditório da secretaria municipal de educação às 16h, com objetivo publicar um novo Decreto com medidas mais rígidas para combater o aumento de casos do novo coronavírus.

O secretário municipal de saúde, Dr. Keppler Miranda, mediou a reunião que contou com a presença de representantes de Igrejas, Escolas, CDL (Câmara de Dirigentes Logistas), Comércio, Polícia Militar, Vigilância em Saúde, Hospital Regional Manoel de Sousa Santos e profissionais da saúde do Centro Covid.

Mediante a situação considerada critica, novas estratégias de enfrentamento e prevenção à covid-19, serão tomadas pela prefeitura municipal. Um novo DECRETO será publicado no Diário Oficial amanhã, sexta-feira (21), com medidas mais rigidas em todo o município, para conter o avanso e aumento significativo de casos de covid e da Influenza.

“Por conta do quantitativo de pessoas que estão sendo contaminadas pela covid, assim como os profissionais da saúde que também estão sendo contamidos. Hoje temos um grande número de profissionais positivados como, médicos, técnicas de enfermagem, dentistas e auxiliares, isso dificulta o nosso atendimento no dia-a-dia, seja no centro covid, no hospital e nas UBSs. O momento é muito complicado, além de inúmeros casos de covid, também o atendimento a pessoas com síndromes gripais, sem falar que parte de nossa equipe para tratar de pacientes com a Influenza está contaminada, e para o nosso sistema de saúde não entrar em colápso, estamos estabelecendo novas medidas.” Ressaltou Keppler Miranda, secretário de saúde.

A enfermeira do Centro Covide, Paloma Almeida, fez a apresentação dos dados da pandemia em Bom Jesus, a enfermeira vem fazendo um monitoramento desde junho de 2021 no município. De acordo com Paloma, em comparação com novembro e dezembro do ano passado, na primeira quinzena de janeiro de 2022, houve uma alta abrupta de casos de covid no município.

O gráfico a seguir representa a incidência de Covid na primeira quinzena útil de janeiro de 2022, considerando o número diário de diagnósticos positivos via SUS.

O gráfico 1 demonstra a incidência (casos novos) de Covid-19, por mês de notificação, iniciando o estudo dos dados em novembro/2021. Bom Jesus, salta de de 27 casos em todo o mês de dezembro de 2021, para 267 casos positivos na primeira quinzena de janeiro de 2022.

De acordo com os números da secretária de saúde de Bom Jesus, hoje, de cada 10 mil bonjesuenses, 105 testam positivos para o novo coronavírus.

O gráfico a seguir representa a prevalência de casos por território, baseado na residência informada pelo cidadão no ato da investigação epidemiológica. Nota-se que o maior registro de casos ativos está no bairro Josué Parente (28 notificações). Uma tendência observada é o crescente número de casos no bairro Consórcio das Águas II e Alphaville, chamando a atenção pelo fato de não ter havido muitas notificações nestes territórios em 2021. Na zona rural, uma rápida incidência têm-se observado na comunidade Corrente do Matões, registrando-se 5 casos em 2 dias.

MEDIDAS DO NOVO DECRETO

Entre as principais medidas, que serão publicadas no novo Decreto nesta sexta-feira (21),  estão a suspensão das festas, Atividades que possam gerar aglomeração, a redução do horário de funcionamento dos bares, restaurantes, dentre outros, distanciamento social em academias, uso obrigatório de máscara e álcool em gel em escolas e Igrejas.

De acordo com Keppler Miranda, a Promotoria de Justiça Regional de Bom Jesus expediu recomendação ao prefeito do município e ao secretário municipal de saúde para que seja estabelecida a obrigatoriedade da apresentação de comprovante de vacinação contra a Covid-19 no ingresso de pessoas em estabelecimentos públicos municipais e em estabelecimentos privados, no prazo de 30 dias.

A medida está sendo apreciada pela secretaria municipal de saúde e prefeitura municipal. Keppler, adiantou a nossa reportagem que a recomendação deverá ser cumprida pela prefeitura.

VEJA TAMBÉM

plugins premium WordPress