Nova Santa Rosa, 25 Anos de Progresso e Conquistas no Cerrado no Sul do Piauí

Nova Santa Rosa, 25 Anos de Progresso e Conquistas no Cerrado no Sul do Piauí (Foto: Agência de Marketing Comunicar)

No coração do Cerrado no Sul do Piauí, o Distrito de Nova Santa Rosa comemorou, no último dia 22 de fevereiro, um quarto de século de história, superação e prosperidade. Essa data especial remete à chegada de um grupo de agricultores gaúchos, que, há 25 anos, aceitaram o desafio de desbravar o cerrado piauiense, deixando para trás o Rio Grande do Sul.

As celebrações do aniversário começaram com uma alvorada às 6h da manhã, seguida por um café da manhã reforçado. A comunidade se reuniu na Igreja para uma missa em ação de graças, e às 10h, no clube social do distrito, uma solenidade contou com a presença de autoridades municipais e estaduais. Diversas homenagens foram prestadas, e o momento proporcionou uma viagem ao passado, relembrando os desafios enfrentados pelos primeiros sulistas que se aventuraram no coração do cerrado piauiense.

Durante a solenidade, autoridades como Fábio Xavier, Secretário de Estado do Agronegócio e Empreendedorismo Rural, representando o governador Rafael Fonteles, e o prefeito de Uruçuí, Dr. Francisco Wagner Pires Coelho, marcaram presença. O governo estadual anunciou a construção de uma escola técnica agrícola em Nova Santa Rosa, mais um marco significativo para a comunidade, que hoje já conta com GPM, UBS, Escola, Supermercados e diversas lojas de todos os segmentos.

Celso Werner, vice-presidente da Associação dos Produtores Rurais de Nova Santa Rosa e presidente da ExpoSoja, emocionou a plateia durante seu discurso ao relembrar as dificuldades enfrentadas no início da jornada de Nova Santa Rosa. Com sentimentos à flor da pele, ele destacou as superações que moldaram o caminho da comunidade e, ao mesmo tempo, celebrou as conquistas alcançadas ao longo desses 25 anos.

Com uma voz marcada pela emoção, Werner compartilhou memórias da fase inicial, quando estradas precárias e a falta de serviços básicos eram desafios diários. Contudo, ao olhar para o presente, expressou sua alegria ao constatar o progresso notável da comunidade.

Seu discurso ressaltou não apenas o desenvolvimento econômico, mas também a riqueza das relações humanas que floresceram ao longo do tempo. Ele ainda fez questão de agradecer o governador Rafael Fonteles, pelos 27 km de asfalto que ligam o distrito a transcerrados que será inaugurado junto com asfaltamentos de ruas da vila durante a 15ª Exoposoja.

Nova Santa Rosa, 25 Anos de Progresso e Conquistas no Cerrado no Sul do Piauí (Foto: Agência de Marketing Comunicar)

História dos 25 Anos de Nova Santa Rosa:

Em 1996, a cooperativa Cotrirosa, sediada em Santa Rosa, Rio Grande do Sul, e liderada pelo visionário Sr. Lourival Bublitz, (in memorian), decidiu transformar um sonho em realidade. Associados, pequenos agricultores produtores de soja, milho, vaca leiteira e suínos, uniram forças para expandir suas áreas, dando origem ao projeto Nova Santa Rosa no Piauí.

Em fevereiro de 1999, esses agricultores chegaram ao coração do cerrado piauiense, literalmente no meio da mata, iniciando uma jornada desafiadora. Sem estrutura e enfrentando incertezas, as famílias construíram seus acampamentos, enfrentando estradas precárias e a ausência de serviços básicos.

A superação veio com união e determinação. A água, inicialmente providenciada por fazendas vizinhas, deu lugar a um poço artesiano em outubro de 1999. A comunicação, inicialmente limitada, foi estabelecida por meio de um posto telefônico improvisado. A primeira escola, construída com palha de babaçu, refletiu o esforço coletivo das esposas dos agricultores.

Com o tempo, a comunidade cresceu, resultando na construção de uma escola de alvenaria, um clube social, e melhorias na infraestrutura, como uma Unidade Básica de Saúde (UBS) moderna inaugurada em 2020.

A evolução não se limitou às condições de vida. A comunidade alcançou marcos importantes, como a conexão asfáltica até a rodovia transcerrado e a ascensão de Nova Santa Rosa de povoado a distrito de Uruçuí-PI.

No aspecto agrícola, os agricultores adaptaram suas técnicas ao cerrado local, resultando em propriedades mais sustentáveis e modernas, refletindo no aumento da produtividade, equiparando-se à média nacional.

Nova Santa Rosa, 25 Anos de Progresso e Conquistas no Cerrado no Sul do Piauí (Foto: Agência de Marketing Comunicar)

Nova Santa Rosa Hoje:

Hoje, Nova Santa Rosa celebra suas conquistas com a ExpoSoja, uma feira renomada nacionalmente, evidenciando o notável crescimento da região. O evento, que teve início em 2008, se tornou uma tradição, fortalecendo laços entre habitantes locais e recém-chegados. Em maio de 2024 a 15ª edição da Exposoja promete ser uma das maiores, com um aumento de cerca 50% de expositores em relação a 2023. A feira será realizada de 07 a 10 maio de 2024.

O crescimento financeiro impulsionou o desenvolvimento, gerando empregos diretos na agricultura, promovendo o desenvolvimento econômico e incentivando a agricultura familiar. A safra 23/24 testemunha a produção de 65.240 hectares de soja e 15.270 de milho, contribuindo para o município de Uruçuí e o Estado do Piauí.

Parabéns a Nova Santa Rosa por seus 25 anos de progresso contínuo, simbolizando não apenas um marco temporal, mas uma história de superação, crescimento e união, que transformou um sonho ousado em uma realidade próspera.

Nova Santa Rosa, 25 Anos de Progresso e Conquistas no Cerrado no Sul do Piauí (Foto: Agência de Marketing Comunicar)
Nova Santa Rosa, 25 Anos de Progresso e Conquistas no Cerrado no Sul do Piauí (Foto: Agência de Marketing Comunicar)
Nova Santa Rosa, 25 Anos de Progresso e Conquistas no Cerrado no Sul do Piauí (Foto: Agência de Marketing Comunicar)

VEJA TAMBÉM

plugins premium WordPress