quinta-feira, 6 de fevereiro de 2025 | Ronilton Leal

Projeto de lei prevê identificação de compradores de pesticidas no Piauí após casos de envenenamentos


Projeto de lei prevê identificação de compradores de pesticidas no Piauí após casos de envenenamentos

Um projeto de lei do deputado Hélio Isaías (PT) prevê que estabelecimentos que comercializam produtos agropecuários e produtos veterinários para combate de pragas de uso restrito a informar a relação dos compradores à Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP). O parlamentar usa como argumento o caso de envenenamento de oito pessoas da mesma família em Parnaíba, onde foi usada uma substância que tem como componente o elemento terbufós e cuja comercialização é permitida para uso como pesticidas na agricultura, mas tem a venda proibida para outros usos.

📲Participe do canal de notícias do Ponto X no WhatsApp e no Telegram

Na justificativa do projeto, o parlamentar destaca que os casos de envenenamento em Parnaíba tornam "imprescindível a intensificação da fiscalização sobre esse tipo de comércio e a criação de um banco de dados das pessoas que adquirem esses produtos para tornar mais céleres possíveis investigações".

O projeto foi apresentado na quarta (3) na Assembleia Legislativa do Piauí e deverá ser apreciado pelas comissões técnicas.

Ainda de acordo com o deputado, a medida não trata da regulamentação de quais medicamentos ou agrotóxicos devem ter a venda controlada, cuja regulamentação cabe à Anvisa e aos órgãos ambientais, mas tão somente de obrigar os estabelecimentos comerciais a fornecer informações necessárias aos órgãos de segurança.

📲Confira as últimas notícias do Portal Ponto X 📲Acompanhe o Ponto X no Facebook e no Instagram

Deixe sua opinião:

Veja também:

Receba direto no seu WhatsApp as principais notícias do Portal Ponto X - Conectando o Piauí
Receba direto no seu WhatsApp as principais notícias do Portal Ponto X - Conectando o Piauí