O climatologista Werton Costa, diretor de prevenção e mitigação da Secretaria Estadual da Defesa Civil (Sedec-PI), informou em entrevista ao Jornal do Piauí nesta quinta-feira (7) que algumas cidades do Piauí podem registrar chuvas nos próximos dias, embora as temperaturas continuem elevadas em grande parte do estado.
Segundo Costa, as chuvas são de baixo volume, concentradas na região do MATOPIBA, na divisa com o Maranhão, Tocantins e Bahia, no Sul do Piauí. Ele destacou que, em novembro, o volume de chuvas esperado no estado varia entre 40mm e 70mm, considerado modesto.

Na quarta-feira (6), seis cidades piauienses ficaram entre as dez mais quentes do Brasil, com temperaturas em Castelo e Oeiras atingindo 40°C, e em Picos, Piripiri, Campo Maior e Alvorada do Gurgueia variando entre 38°C e 39°C. Segundo o climatologista, o cenário é preocupante para o homem do campo, já que as altas temperaturas são constantes e podem provocar o surgimento de algumas nuvens isoladas.
Werton Costa também destacou a possibilidade de aumento nas precipitações em outras regiões do estado, especialmente no Centro-Norte, a partir da segunda quinzena de novembro. Segundo ele, os modelos matemáticos indicam que as chuvas, atualmente concentradas no Sul do Piauí, poderão se espalhar para a região do Médio Parnaíba e, possivelmente, alcançar a capital Teresina.
📲Confira as últimas notícias do Portal Ponto X 📲Acompanhe o Ponto X no Facebook e no Instagram
Deixe sua opinião: