Uma nova espécie de fungo foi descoberta por pesquisadores da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), no litoral do Piauí. Por isso, o fungo foi nomeado: Lichtheimia piauienses.
A pesquisa foi publicada no final de 2023 na revista Mycological Progress, pelo egresso do curso de Ciências Biológicas, Mateus Oliveira da Cruz, sob a orientação da professora de Ciências Biológicas da UFDPar e doutora em Micologia, Maria Helena Alves.
“A comunidade de fungos do Piauí é uma das menos conhecidas no Brasil. Essa descoberta demonstra há grandes perspectivas no contexto de espécies que ainda não foram catalogadas para o estado, como novas espécies que ainda não foram descritas e publicadas para a ciência”, disse a professora.
Descoberta
A partir da suspeita, os envolvidos contaram com o apoio da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Chonnam National University, na Coreia do Sul, para a análise molecular que confirmaria a hipótese de uma nova espécie.
Antes da descoberta, haviam apenas sete espécies do gênero Lichtheimia registradas cientificamente. Três delas são consideradas patógenas a seres humanos.
Potencial de causar doenças
O pesquisador Mateus Oliveira, responsável pelo artigo, destacou que ainda não é possível saber se o fungo Lichtheimia piauienses pode causar doenças a humanos.
“Não foram realizados todos os testes necessários, mas também não se pode descartar essa possibilidade, devido a espécies filogeneticamente próximas apresentarem potencial patogênico, sendo necessárias futuras pesquisas sobre a patogenicidade e virulência, para responder essa questão”, disse.
Confira as últimas notícias do Portal Ponto X
Acompanhe o Ponto X no Facebook e no Instagram
Participe do canal de notícias do Ponto X no WhatsApp e noTelegram
Fonte: G1 Piauí
Deixe sua opinião: