A poda é a forma mais adequada para evitar riscos e deve ser realizada por profissional capacitado. Quando a vegetação está localizada em terreno particular, esse serviço é de responsabilidade do proprietário do imóvel e as prefeituras municipais têm a competência quando as árvores estão em espaços públicos. A Equatorial Piauí faz a poda, de forma preventiva e emergencial, somente quando a vegetação está tocando na rede.
Em 2024, a Equatorial Piauí fez mais de 85 mil podas do norte ao sul piauiense. Somente no início deste ano, a distribuidora realizou cerca de 20 mil serviços em todo o estado. Esse número poderia ser menor se houvesse prevenção. “Quando uma árvore de grande porte cai sobre a rede elétrica, geralmente compromete diversas estruturas, exigindo um maior tempo para recomposição e até reconstrução da rede até que o fornecimento de energia volte a ser normalizado”, declara Douglas Lima, executivo do Centro de Operações da concessionária.
Quando a vegetação estiver tocando a rede elétrica, a Equatorial Piauí orienta que o cliente entre em contato com a distribuidora por meio da Central de Atendimento, no telefone 0800 086 0800, e solicite a poda da árvore, informando a Conta Contrato da residência mais próxima da árvore a ser podada. Assim, o serviço será realizado por profissionais capacitados com o objetivo de evitar transtornos ou riscos aos consumidores do local.
Para reforçar os serviços e atuar em casos de alta complexidade, a Equatorial Piauí adquiriu, através de um projeto de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, regulado pela Aneel, um caminhão de poda totalmente automatizado e operado por controle remoto, garantindo mais segurança, eficiência e alcance no trabalho em áreas próximas à rede elétrica. O equipamento vai trazer melhorias significativas no tempo de execução das podas, especialmente em períodos de chuvas e deve iniciar suas atividades nos próximos meses.
📲Confira as últimas notícias do Portal Ponto X 📲Acompanhe o Ponto X no Facebook e no Instagram
Deixe sua opinião: