Hoje, dia 5 de junho, é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente, momento voltado para discutir questões de prevenção, combate e controle das ações humanas no planeta. Os problemas que configuram o atual cenário ambiental são resultado de comportamentos que poluem as águas, ocasionam o desmatamento desenfreado, poluição do ar, desertificação, entre outros.

No Piauí, um dos grandes problemas tem sido o desmatamento dos Cerrados. Esse bioma brasileiro é o segundo maior da América do Sul, que apresenta abundância na sua fauna e flora, mas é o que possui a menor porcentagem de áreas sob proteção, sendo afetado em peso pelas atividades da agricultura.

A ambientalista Tânia Martins frisa que o desmatamento destrói os ecossistemas repletos de vidas que são fundamentais para a sobrevivência dos biomas.

“Todos nossos biomas disponíveis no Piauí, Cerrado, Caatinga, Mata de Cocais, Mata Atlântica, Restingas e Manguezais estão em processo de degradação muito rápidos. Tudo devido ao modelo de exploração escolhido pelo Estado, que por sinal, é extremamente predatório, onde os próprios órgãos de controle, a exemplo da  Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (SEMAR), negociam e facilitam licenças ambientais que impactam o meio ambiente de forma agressiva”.

Para a ambientalista, a exploração do Cerrado piauiense é hoje um problema grave e de difícil resolução. Devido à exploração para plantações de soja, milho e algodão em larga escala, o Cerrado caminha para uma constante destruição.

“Para se ter uma ideia, a safra agrícola desses grãos para 2019 está prevista para mais de 4,5 milhões de toneladas, deixando, como saldo, nascentes mortas, solo improdutivo e muita destruição causada pelo uso excessivo de agrotóxicos”, informou Tânia Martins.

O Dia Mundial do Meio Ambiente começou a ser comemorado em 1972, com o objetivo de promover atividades de proteção e preservação do meio ambiente, e alertar o público e governos de cada país sobre os perigos de negligenciarmos a tarefa de cuidar do mundo em que vivemos.

No Brasil ainda se celebra a Semana Nacional do Meio Ambiente, como consequência da data criada pela ONU.

Todos os anos, as Nações Unidas dão um tema diferente ao Dia Mundial do Meio Ambiente. Esta foi a forma encontrada pela ONU para dar ideias de atividades que promovam a conscientização da população para preservar o meio ambiente.

Portal Ponto X 2019 – Conectando o Sul do Piauí. Curti e siga as nossas páginas no Facebook @portalpontox no Instagram portal_pontox e no Twitter @PortalPontoX, WEB TV PONTO X no YOUTUBE, INSCREVA-SE em nosso CANAL sugestão de matéria pelo WhatsApp (89) 98140-6391.

Comentários Facebook