28.2 C
Bom Jesus

No Dia Mundial do Meio Ambiente ambientalista critica desmatamento do Bioma

Para a ambientalista, a exploração do Cerrado piauiense é hoje um problema grave e de difícil resolução.

Hoje, dia 5 de junho, é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente, momento voltado para discutir questões de prevenção, combate e controle das ações humanas no planeta. Os problemas que configuram o atual cenário ambiental são resultado de comportamentos que poluem as águas, ocasionam o desmatamento desenfreado, poluição do ar, desertificação, entre outros.

No Piauí, um dos grandes problemas tem sido o desmatamento dos Cerrados. Esse bioma brasileiro é o segundo maior da América do Sul, que apresenta abundância na sua fauna e flora, mas é o que possui a menor porcentagem de áreas sob proteção, sendo afetado em peso pelas atividades da agricultura.

A ambientalista Tânia Martins frisa que o desmatamento destrói os ecossistemas repletos de vidas que são fundamentais para a sobrevivência dos biomas.

“Todos nossos biomas disponíveis no Piauí, Cerrado, Caatinga, Mata de Cocais, Mata Atlântica, Restingas e Manguezais estão em processo de degradação muito rápidos. Tudo devido ao modelo de exploração escolhido pelo Estado, que por sinal, é extremamente predatório, onde os próprios órgãos de controle, a exemplo da  Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (SEMAR), negociam e facilitam licenças ambientais que impactam o meio ambiente de forma agressiva”.

Para a ambientalista, a exploração do Cerrado piauiense é hoje um problema grave e de difícil resolução. Devido à exploração para plantações de soja, milho e algodão em larga escala, o Cerrado caminha para uma constante destruição.

“Para se ter uma ideia, a safra agrícola desses grãos para 2019 está prevista para mais de 4,5 milhões de toneladas, deixando, como saldo, nascentes mortas, solo improdutivo e muita destruição causada pelo uso excessivo de agrotóxicos”, informou Tânia Martins.

O Dia Mundial do Meio Ambiente começou a ser comemorado em 1972, com o objetivo de promover atividades de proteção e preservação do meio ambiente, e alertar o público e governos de cada país sobre os perigos de negligenciarmos a tarefa de cuidar do mundo em que vivemos.

No Brasil ainda se celebra a Semana Nacional do Meio Ambiente, como consequência da data criada pela ONU.

Todos os anos, as Nações Unidas dão um tema diferente ao Dia Mundial do Meio Ambiente. Esta foi a forma encontrada pela ONU para dar ideias de atividades que promovam a conscientização da população para preservar o meio ambiente.

Portal Ponto X 2019 – Conectando o Sul do Piauí. Curti e siga as nossas páginas no Facebook @portalpontox no Instagram portal_pontox e no Twitter @PortalPontoX, WEB TV PONTO X no YOUTUBE, INSCREVA-SE em nosso CANAL sugestão de matéria pelo WhatsApp (89) 98140-6391.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Polícias Civil e Militar prendem traficantes em Bom Jesus.

A ação integrada das Polícias Civil e Militar de Bom Jesus resultou na prisão de um casal traficantes, na apreensão de um menor de...

Gusttavo Lima é censurado e decide não fazer mais lives, CONAR aponta irregularidades nas transmissões

A declaração foi feita horas depois do músico virar alvo do Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária), que apontou irregularidades nas propagandas de bebidas...

Adolescente de 15 anos morre afogado em barragem no Piauí

O jovem Lucas de Jesus Almeida, de apenas 15 anos, de família de Campo Grande do Piauí, morreu vítima de afogamento no início da...

Sindicato denuncia cortes de horas extras e cobra adicional de periculosidade igual para todos durante pandemia

A Direção do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Saúde Pública do Piauí (SINDESPI) em reunião na última quarta-feira (15/04) com o diretor do...