MP-PI vai enviar equipe para apurar danos ambientais em São Gonçalo do Gurgueia

Os danos socioambientais registrados nos últimos 45 dias em São Gonçalo do Gurgueia, município situado 798 quilômetros de Teresina, serão investigados por uma equipe técnica do Ministério Público do Piauí (MP-PI), de acordo com Inquérito Civil Público instaurado pela Promotoria de Justiça de Gilbués, que tem a frente o promotor José Sérvio de Deus Barros.

“A gente está solicitando de Teresina pessoas que vão fazer um estudo, independente do relatório que a SEMAR vai enviar para a gente. Há um pedido com caráter de urgência para que venha pessoal de Teresina do próprio MP, que trabalha com essa questão de perícia para fazer levantamento lá em cima da Serra [onde o parque solar está instalado], para termos nosso próprio veredito. Estamos aguardando ainda para esse mês”, disse Jesi, secretário do promotor.

A erosão e o assoreamento fluvial causados por desmatamento da vegetação que circunda brejos, riachos e cursos d’água que desembocam no Rio Gurgueia serão alvos da vistoria. Os impactos ambientais são decorrentes do extravasamento das bacias de contenção do empreendimento Geração de Energia Elétrica Fotovoltaica Solar, pertencente à Enel Green Power.

O MP-PI requisitou à companhia cópia integral do Estudo de Impacto Ambiental, Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA) e o licenciamento ambiental. À Semar foi solicitado informações sobre providências já tomadas para findar as ações danosas ao meio ambienta no município.

Em entrevista, a secretária do Meio Ambiente, Sádia Castro, confirmou que os estragos ambientais em São Gonçalo do Gurgueia foram grandes. A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos chegou a enviar duas equipes para investigar os danos.


Fonte: (Informações do Portal Piauí Hoje)

VEJA TAMBÉM

plugins premium WordPress