A morte de uma idosa, na cidade de Picos, no Sul do Piauí, está sendo investigada como um caso suspeito de dengue hemorrágica.
Uma amostra de seu sangue foi coletada e encaminhada ao Laboratório Central de Saúde Pública Dr. Costa Alvarenga (LACEN), em Teresina. O resultado está previsto somente para o dia 15 de maio.
Com relação a essa demora, Tatiane Gil, secretária de Saúde, explica que é devido a falta de importantes reagentes para a realização do exame.
“Ainda estamos aguardando, ainda é um caso suspeito”, disse Tatiane.
A mulher deu entrada no Hospital Regional Justino Luz, no último sábado (23). Ela faleceu na manhã seguinte de domingo (24).
Arboviroses em Picos
De acordo com Tatiane Gil, a quantidade de casos de dengue e chikungunya em Picos é alarmante e está gerando muita preocupação.
São 80 casos confirmados de dengue e 152 de chikungunya. Além disso, cerca de 230 ocorrências estão aguardando resultados.
“Nos ainda estamos bem preocupados porque a quantidade, realmente, sobe após as chuvas e esse ano o aumento veio muito cedo. Então, nós estamos muito preocupados”, relatou a secretária.
Um Comitê Municipal, que uniu várias secretarias da cidade, como a de Educação, Serviços Públicos e Assistência Social, foi criado para ajudar no enfrentamento dessas doenças e, assim, diminuir os casos.
“Juntarmos forças para trabalharmos no combate e termos um resultado mais satisfatório”, finalizou Tatiane.
Portal Clube News