28.2 C
Bom Jesus

Morre Mestre Salim, símbolo do carnaval e bloco “O Cajueiro” de Bom Jesus; (Assista entrevista gravada em 2019)

Prefeito e ex-prefeito de Bom Jesus lamentam a morte de Mestre Salim. Assista uma entrevista gravada com Salim no carnaval de 2019.

Faleceu nesta quarta-feira (21), aos 86 anos de idade, Mestre Salim, como carinhosamente era conhecido, uma das figuras históricas da cultura do município de Bom Jesus, no Sul do Piauí. Francisco Gonçalves da Silva, chegou a participar da construção da Catedral de Bom Jesus e um dos fundadores da escola de samba, O Cajueiro.

Francisco Gonçalves da Silva, mais conhecido como Mestre Salim, nasceu em Floriano no dia 29 de janeiro de 1935 e formou família e carreira em Bom Jesus, cidade que escolheu como sua de coração. Durante sua vida ficou conhecido por orquestrar grandes obras na região do Vale do Gurgueia e por liderar o grupo de samba de grande tradição: O Cajueiro. Mestre Salim deixa 10 filhos, 16 netos e 10 bisnetos, além de muita admiração de toda comunidade bonjesuense.

Durante o carnaval de 2019, o repórter e diretor do Portal Ponto X, Ronilton Leal, entrevistou o carnavalesco durante a última noite de folia na Avenida Josué Parente. ASSISTA A ENTREVISTA A SEGUIR. 

O prefeito de Bom Jesus, Nestor Elvas, lamentou a morte do Mestre Salim, e publicou uma nota de pesar na página oficial da prefeitura. 

O ex-prefeito de Bom Jesus, Marcos Elvas, também emitiu uma nota de pesar em sua página no Facebook, Marcos, lamentou a morte do amigo.

“Nas minhas lembranças de infância mais remotas, sempre encontro o som dos tambores, acompanhando as serenas marchinhas de Carnaval, do bloco Cajueiro. E o bloco Cajueiro tinha como síntese e alma o mestre Salim. Respeitado mestre, fez história em obras como a Catedral de Bom Jesus e tantas outras edificadas pela Diocese de Bom Jesus, liderado por D. José e outros bispos. Hoje o céu recebe os bons acordes de um tamborim e nós, bonjesuenses do “pé roxo”, ficamos com o peito cheio de saudade. Que N. Sra. das Mercês te acompanhe até ao pai, meu amigo. Descase em paz!” Escreveu o ex-gestor.

Mais Lidas