Morreu neste domingo (20), aos 50 anos, a cantora Preta Gil, empresária, apresentadora e um dos nomes mais populares da música e do mercado fonográfico brasileiro das últimas três décadas, que transitou por gêneros como o axé, samba e pop. A informação foi confirmada à reportagem pela equipe da artista.
A artista recebeu um diagnóstico de câncer colorretal em janeiro de 2023 e tratava a doença desde então.
Filha do tropicalista Gilberto Gil com Sandra Gadelha, Preta deixa o filho Francisco Gil e a neta Sol de Maria. O horário e o local de seu velório ainda não foram divulgados pelos familiares.
Em agosto do ano retrasado, Preta havia afirmado que seu câncer havia se espalhado por quatro pontos -dois linfonodos na pelve, uma metástase no peritônio e um nódulo no uréter. Durante o tratamento, a artista viveu entre o Brasil e os Estados Unidos.
Enquanto realizava terapias, a artista chegou a participar da turnê “Nós, A Gente”, que uniu três gerações da família Gil no mesmo show, e ainda da turnê em que seu pai se despediu dos palcos, “Tempo Rei”. Em entrevista a este jornal, a cantora declarou que as apresentações faziam parte do seu processo de cura. “Estou enfraquecida, mas cada noite é uma dose de adrenalina, amor e afeto.”
Desde o momento que descobriu a doença, Preta não se distanciou do público, com quem manteve contato por suas redes sociais. “Eu comento sobre tudo, se estou frágil ou triste, sou transparente. Como uma pessoa pública, posso dividir as minhas vulnerabilidades, não tenho porque fazer tipo na internet.”