Um protesto inusitado ganhou repercussão nas redes sociais nesta sexta-feira (15). Moradores de Valença do Piauí, Sul do estado, plantaram uma bananeira em um dos buracos da PI-469 para chamar a atenção da prefeitura e cobrar manutenção da principal avenida da cidade.
O G1 procurou a Prefeitura de Valença, mas ninguém foi encontrado para comentar sobre o caso.
Segundo os moradores, o problema é antigo e a rodovia, que também recebe o nome de Avenida Joaquim Manoel, nunca recebeu recapeamento asfáltico. “Ano passado, a prefeitura tampou alguns buracos, mas a chuva levou tudo. Situação mais crítica é impossível, além de ser feio para nossa cidade”, disse a moradora Lucimar Sousa.
Com o período chuvoso, os buracos aumentaram e os riscos de acidentes também. Segundo Lucimar, um caminhão ficou preso pelas rodas ao cair em uma cratera semana passada.
“É uma avenida bastante movimentada, com vários comércios e trânsito de ônibus das cidades vizinhas como Picos, Floriano e Oeiras, até porque dá acesso a rodoviária da cidade. Os comerciantes também ficam prejudicados com tantos buracos, porque as pessoas procuram desvios por outras ruas para não passar aqui”, contou a moradora.
A comerciante Evanilda Nunes diz receber várias reclamações de clientes, que ficam sujos de lama por causa da água da chuva empossada nos buracos da avenida. “É lamentável uma situação dessa. A gente não sabe quem plantou a bananeira, mas foi a alternativa encontrada para protestar sobre este problema”, comentou.
Portal Ponto X 2019 – Conectando o Sul do Piauí. Siga-nos no Facebook @portalpontox no Instagram portal_pontox e no Twitter @PortalPontoX
Fonte: G1