logo-cabecalho

Siga nossas redes:

Moradores do Sul do Piauí registram passagem de ‘trem de satélites’ da SpaceX

Moradores da cidade de Corrente e Santa Luz, no extremo Sul do Piauí, ficaram intrigados ao observar um fenômeno diferente no céu: uma fileira de luzes viajando em linha reta e alta velocidade no início da noite de segunda-feira (25). O vídeo que você vai ver a seguir foi gravado por Mateus, da cidade de Santa Luz.

O “fenômeno” é o passeio de um “trem de satélites” da empresa SpaceX. Os satélites são parte do projeto Starlink, para distribuir internet de alta velocidade para qualquer ponto do planeta. A iniciativa irá, por exemplo, levar internet a escolas na Amazônia, e foi utilizada pela empresa para apoiar a Ucrânia durante a invasão russa.

As luzes foram vistas por moradores de outras cidades da região, como Avelino Lopes e Morro Cabeça no Tempo.

A passagem dos satélites aconteceu entre 18h50 e 19h20. O estudante Laércio Alves, que gravou o vídeo acima, contou que ficou surpreso com a cena, apesar de já saber que a passagem das luzes aconteceria. Ele estava na casa da mãe, na localidade Morro Redondo, quando a mãe viu as luzes e o chamou.

A maquiadora Suiany Porto estava na localidade Santa Marta, também na zona rural de Corrente, quando viu as luzes. A passagem foi rápida, e ela conseguiu apenas tirar algumas fotos.

O “fenômeno” na verdade é artificial: trata-se do passeio de um “trem de satélites” da empresa SpaceX. Os satélites são parte de um projeto da empresa para distribuir internet de alta velocidade para qualquer ponto do planeta.

Segundo o site Celestrak, que monitora a trajetória de satélites, uma fila de satélites passou pelo Sul do Nordeste por volta das 19h, e outra cerca de 1 hora depois.

📲Siga o Portal Ponto X nas redes sociais:

👉🏼no Facebook

👉🏼no Instagram

👉🏼no Twitter

👉🏼no youtube

Com informações da TV Ponto X e G1

VEJA TAMBÉM

plugins premium WordPress