Um protesto contra a Agespisa (Empresa de Água e Esgoto do Piauí), responsável pelo abastecimento de água e saneamento básico na cidade de Cristino Castro, no Sul do Estado, mobilizou dezenas de moradores insatisfeitos. Os manifestantes se reuniram em frente à filial da empresa, que estava fechada, e percorreram as ruas com um carro de som, expressando sua indignação com as constantes faltas d’água que afetam várias bairros da sede do município.
LEIA MAIS: Portal Ponto X
Em contato com o Ponto X, alguns moradores desabafaram sobre os problemas enfrentados. “A Agespisa tem castigado a população, que sofre com a falta de água nas torneiras”, relatou.
A cidade de Cristino Castro, é conhecida como a Cidade das Águas. No município está o terceiro maior lençol freático da América Latina, porém os moradores de alguns bairros estão há 60 dias recebendo fornecimento do bem algumas horas durante a madrugada, como relata o consumidor em vídeo que circula nas redes sociais.
Assista o vídeo clicando aqui.
No inicío dessa semana moradores da cidade de Palmeira do Piauí, que fica a 15 km de distância de Cristino Castro, também se manifestou em frente o escritório da empresa. Há 8 dias os consumidores estão sofrendo a falta de água.
TV PONTO X (Jornal, segunda, quarta e sexta às 12h) Inscreva-se no Canal.
Confira as últimas notícias do Portal Ponto X
Acompanhe o Ponto X no Facebook e no Instagram
Participe do canal de notícias do Ponto X no WhatsApp e no Telegram
O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Administração (Sead), publicou edital de licitação para concessão dos serviços de abastecimento de água e o esgotamento sanitário, que atualmente é realizado pela Agespisa. O Governo do Piauí fará leilão em agosto, e espera lances mínimos de R$ 1 bilhão. O prazo da concessão é de 35 anos. A privatização dos serviços que hoje são realizados pela Agespisa vem sido discutida pelo governo desde 2023. A data de abertura e entrega das propostas será no dia 9 de agosto deste ano, na sede da B3, bolsa de valores em São Paulo, e a divulgação do vencedor do leilão será dia 14 de agosto.
Confira aqui o edital e os anexos da licitaçã
Agespisa esclarece
Agespisa Inicia Perfuração de Novo Poço para Resolver Problemas de Abastecimento de Água
Na tentativa de resolver os constantes problemas de falta de água em alguns bairros da cidade, a Agespisa iniciou hoje a perfuração de um novo poço. A ação veio após uma série de protestos realizados pela população na manhã desta quarta-feira (24). Os moradores cobraram soluções da empresa, com manifestações tanto nas ruas quanto em frente ao escritório da Agespisa.
Em resposta às demandas da comunidade, a empresa iniciou imediatamente os trabalhos de perfuração. Segundo a Agespisa, a obra faz parte de um cronograma estabelecido e deve levar alguns dias até ser concluída, momento em que se espera que o problema de abastecimento seja finalmente resolvido.
A perfuração deste novo poço representa uma importante medida para garantir o fornecimento de água de forma regular e contínua aos moradores dos bairros afetados. A empresa reforça seu compromisso com a melhoria do serviço e a satisfação da população local.