Ministro Kassab lança serviço de internet banda larga de alta velocidade no Piauí

Quase 130 municípios piauienses serão contemplados

83

O programa de inclusão digital do País “Internet para Todos” foi oficialmente lançado no Piauí. O anúncio da execução do programa no Estado foi feito pelo ministro da Ciência e Tecnologia, Gilberto Kassab (PSD), em solenidade realizada na tarde desta quinta-feira (11), no auditório da Associação Piauiense dos Municípios – APPM.

Através do Internet Para Todos, um total de 128 municípios piauienses irão receber internet banda larga (internet móvel) nesta, que é a primeira etapa do programa. O contrato de instalação dos serviços foi assinado pelo ministro da Ciência e Tecnologia na solenidade de lançamento do programa.

Para o ministro Kassab não existe programa igual ao Internet Para Todos no Brasil. “É um programa que não tem igual no Brasil. De uma dimensão e repercussão muito grande, beneficiando 40 milhões de brasileiros aproximadamente”, disse o ministro.

Por enquanto 300 municípios brasileiros receberão banda larga através do Internet para Todos. A perspectiva é garantir concectividade aos outros municípios (zona urbana e rural) não beneficiados na primeira fase até o primeiro semestre de 2018.

Satélite nacional

O programa Internet para Todos será viabilizado pelo primeiro satélite brasileiro, lançado em 4 de maio de 2017 ao custo de R$ 2,7 bilhões. O satélite está estacionado a 36 mil quilômetros da Terra, na altura do Equador e tem vida útil de 18 anos.

O aparelho também será utilizado na luta contra o contrabando e tráfico de drogas.

“Em fevereiro o satélite já vai estar na sua plena capacidade. Utilizaremos também dessa capacidade para monitorar 100% das fronteiras brasileiras e isso significa melhoria no combate ao tráfico de drogas e ao contrabando”, explicou o ministro.


Fonte: Portal AZ

Comentários