O médico Jacinto Lay, piloto da aeronave que fez um pouso forçado na BR-316 e atingiu dois veículos na manhã deste domingo (8) em Teresina, passou por uma cirurgia ortopédica no Hospital de Urgência de Teresina (HUT) e foi transferido para um hospital particular nesta tarde. Já uma mulher identificada como Keiliane Pereira dos Santos, que estava na garupa de uma motocicleta quando foi atingida pelo avião, foi transferida para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital.
Participe do canal de notícias do Ponto X no WhatsApp e no Telegram
De acordo com uma nota emitida pelo HUT na tarde deste domingo (8), o piloto sofreu traumatismo cranioencefálico e fraturou as pernas no
acidente. Ele chegou em estado grave na ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), foi estabilizado e passou por cirurgia. Depois que saiu do centro cirúrgico, foi encaminhado, a pedido da família, a um hospital da rede privada.
A mulher também deu entrada com quadro de traumatismo cranioencefálico em estado grave, e foi transferida pela tarde para a UTI. De acordo com a nota do Hospital, equipes de cirurgiões de trauma, neurocirurgiões, cirurgiões plásticos e vasculares realizaram os atendimentos às vítimas.
Além da motocicleta onde estava a mulher, uma van também foi atingida pela aeronave no momento em que o piloto tentava pousar na rodovia. O motorista teve escoriações leves, foi levado ao HUT, mas foi logo liberado. Ele estava com a esposa e os netos na van. O motorista José Ribamar do Nascimento relatou que pegou um susto quando percebeu o avião perdendo a força rapidamente. Ele conta que pensou que “seria decapitado”.
“Notei que o avião estava perdendo altura. Foi muito rápido, ao ponto da asa pegar no teto da van. Consegui desviar jogando para a direita, mas foi inevitável […] Por um instante pensei que era uma acrobacia. A gente nunca imaginou que seria uma perda de potência, um acidente. Pensei que eu seria decapitado, chegou naquele momento que não tinha nada o que fazer, só esperar”, disse

O acidente
Uma aeronave pilotada pelo médico Jacinto Lay realizou um pouso forçado na BR-316, na região do bairro Lourival Parente, na zona Sul de Teresina, na manhã deste domingo (8). Durante a manobra, uma van com uma família e a passageira de uma motocicleta, identificada como Keiliane Pereira dos Santos de 27 anos, foram atingidos antes da aeronave se chocar em um ponto de ônibus. O condutor da motocicleta não teve ferimentos.
O piloto fez contato com a torre de controle aéreo de Teresina relatando uma pane na hélice da aeronave e comunicando que tentaria um pouso forçado. O monomotor do acidente é uma aeronave experimental de modelo North Land PA-18 que foi fabricada em 2016. Segundo especialistas em aviação, o prefixo PU identifica as aeronaves utilizadas para fins desportivos, como voos de competição ou lazer.
A via rápida da BR-316 no sentido Centro – Zona Sul ficou interditada por mais de cinco horas até que fosse feito o trabalho de perícia e recolhimento das peças da aeronave. O tráfego foi liberado no início da tarde.
Equipes da Polícia Civil e do Serviços Regionais de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA) foram acionadas para proceder as investigações para apurar as circunstâncias do caso.
Moradores de regiões próximas ao local do acidente fizeram vídeos que mostram manobras da aeronave antes de atingir o chão. Uma testemunha disse que a aeronave sobrevoou sobre a casa dele no bairro Bela Vista, que o transporte fez uma zoada e que teria visto uma peça caindo. Depois ele teria soltado faíscas ainda no ar, deu a volta e quando voltou já foi perdendo altitude.
TV PONTO X (Jornal, segunda, quarta e sexta às 12h) Inscreva-se no Canal.
Confira as últimas notícias do Portal Ponto X
Acompanhe o Ponto X no Facebook e no Instagram

Fonte: Cidade Verde