Em fevereiro de 1966, um grupo de amigos criaram a primeira escola de samba de Bom Jesus, O Cajueiro . Recebeu este nome por que os componentes eram moradores do bairro que tinha muitos pés de caju ( próximo ao cemitério do centro).Mestre Salin , Julimar Vieira dos Santos , o ‘’Buxin’’ (Mestre Bateria) e Coxila criaram na década de 60 o que hoje vem a ser O Bloco O Cajueiro, o mais tradicional da cidade. Primeira Porta bandeira foi Maria Helena, irmã de Coxila; as mulheres quase não participavam pois eram discriminadas , mas Dona Helena quebrou ‘’tabus’’ e foi até 2007 sendo com muito orgulho a Porta Bandeira. A passista mais velha e que ainda está na ativa é dona Francisca que está com quase 90 anos.
Na época, por não ter energia nas casas, a então Escola de Samba começava as 14:00h e ia até as 18:00h e encerravam com uma festa dançante (esse ano a festa será no próximo domingo após o carnaval).Os instrumentos eram confeccionados pelos próprios integrantes que usavam de seus múltiplos talentos para aprimorar a cada ano o material que iria balançar e embalar os ‘’fevereiros’’ em Bom Jesus; eles faziam de madeira e couro de animais tais como: cobra, veado e até mesmo de cutia. Para aprenderem as marchinhas carnavalescas, tinham a rádio como aliada e papel e caneta. Após quase 15 anos de folia, por vários motivos, a Escola de Samba parou e em 2010 voltando com modernidade, e agora conhecido como: Bloco O Cajueiro.
Com banda, ala das baianas, da Melhor Idade e dos deficientes, o Bloco é a sensação de nosso carnaval. A Secretaria Municipal de Cultura dá total apoio ao Bloco para que o Show aconteça na avenida da folia.
Informações dadas por Mestre Salin, apoio de João Maia.
Por Elizabeth Zanon