Foto: LAVEP

Emoção, velocidade, adrenalina e superação, esses são os principais atributos do Rally dos Sertões, segundo maior rally do mundo, com 4.900 quilômetros e oito dias de prova. No último final de semana, Bom Jesus-PI foi cidade anfitriã e palco da 6ª Etapa do maior Rally das Américas, a largada da 27ª edição aconteceu dia 24/8 em Campo Grande (MS) e finalizou dia 1° de setembro em Aquiraz (CE).

Paralelo a competição, o Rally dos Sertões promove a solidariedade e a cidadania nas cidades por onde passa com o Projeto Saúde e Alegria nos Sertões (SAS), que há 7 anos promove atendimento médico e odontológico gratuito, além de outras atividades interativas que geram alegria e saúde nas comunidades. O projeto é formado por diversos profissionais do Brasil e atualmente conta com quase 1000 voluntários e 4 carretas médicas, que acompanham o percurso do Rally.

Em Bom Jesus, o SAS ofereceu atendimento gratuito, por profissionais do Hospital Albert Einstein para especialidades como ginecologia e dermatologia, além de capacitações aos profissionais de urgência e de triagem oftalmológica para exames de acuidade visual para crianças.

Além do apoio da Prefeitura e Secretaria de Saúde do Município de Bom Jesus, o SAS também recebeu o apoio da Liga Acadêmica de Medicina Veterinária Preventiva (LAVEP) da UFPI-CPCE, que tem como foco “A Medicina cura o homem, a Medicina Veterinária cura a humanidade”, frase célebre do cientista francês Louis Pasteur, abordou as principais medidas de prevenção primária para diversas doenças endêmicas no município, como por exemplo arboviroses e leishmaniose, além de outras temáticas como maus tratos aos animais e cuidados com o meio ambiente.

A metodologia lúdica e participativa adotada pela LAVEP atraiu a comunidade, é a primeira vez que um curso de Medicina Veterinária da UFPI participa do evento em parceria com o SAS no Rally dos Sertões. Discentes e Docentes que compõem a LAVEP, trabalharam lado a lado com profissionais renomados no país, pertencentes a outras áreas da saúde, o que só reforça a importância da indissociabilidade entre a saúde humana, a saúde animal e a saúde ambiental.

As Universidades Públicas são um dos pilares da sociedade brasileira e possuem a responsabilidade de produzir conhecimento e reproduzi-los no contexto social, trazendo benefícios intelectuais e econômicos para a população.  A participação da LAVEP como instituição UFPI-CPCE em um evento dessa magnitude demonstra o reconhecimento e a importância do papel social e educativo que a Universidade Pública e Gratuita deve ter, se colocando sempre a serviço da comunidade para a formação de profissionais de qualidade.

A LAVEP promove semanalmente reuniões nas segundas-feiras, na sala 4, bloco 101 da UFPI-CPCE das 13h às 14h e está aberta a toda comunidade.

Maiores informações através do e-mail: lavep.cpce@gmail.com siga a LAVEP nas redes sociais @lavep.cpce (instagram) e lavep.cpce.1 (facebook).


Fonte: LAVEP/UFPI-CPCE

Comentários Facebook