Laudo aponta que Paulinha Abelha tinha 17 substâncias no organismo – Portal Ponto X

Laudo aponta que Paulinha Abelha tinha 17 substâncias no organismo

A certidão de óbito da vocalista Paulinha Abelha informou que ela faleceu devido à meningoencefalite, hipertensão craniana, insuficiência renal aguda e hepatite.

De acordo com o  teste toxicológico feito ainda quando Paulinha estava internada e divulgado pelo assessor jurídico da banda, Wanderson dos Santos Nascimento, Paulinha tinha sinais de consumo de anfetaminas, utilizadas com outros medicamentos para controle de peso.

Realizado em 21 de fevereiro, o exame ainda indicou a presença de barbitúricos, possivelmente dos sedativos usados durante a internação, já que não estavam prescritos.

Já o resultado da biópsia do corpo indicou uma lesão hepática aguda, com necrose de hepatócitos e colestase intra-hepatocitária. A análise revelou ainda que os achados poderiam corresponder à injúria hepática induzida por medicamentos.

O assessor jurídico também divulgou uma lista de remédios e suplementos utilizados por Paulinha, prescritos por uma nutróloga, para o auxílio do controle de peso. Entre eles, um estimulante anfetamínico. A receita indica  17 substâncias que, combinadas, poderiam ter sobrecarregado o funcionamento do seu fígado.

Entre as substâncias estão um antidepressivo, um redutor de apetite, um suplemento alimentar, um regulador do sono , um estimulante, calmantes naturais, uma cápsula para memória e concentração e uma fórmula que promete inibir o apetite e reduzir medidas. Um de seus componentes é a erva asiática Garcinia Gambogia, que é potencialmente hepatóxica e pode levar a uma hepatite fulminante.

Paulinha faleceu no dia 23 de fevereiro, em Sergipe.

O que é Anfetaminas?

Segundo o Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas, ligado à Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), anfetaminas são estimulantes da atividade do sistema nervoso central. Elas provocam uma aceleração na atividade do cérebro, deixando as pessoas mais “acesas”, “ligadas”, com “menos sono”, “elétricas”, etc.

A substância é chamada de “rebite”, principalmente, entre os motoristas que dirigem durante várias horas seguidas, sem descanso. Também é conhecida como “bolinha” por estudantes que passam noites inteiras estudando, ou por pessoas que costumam fazer regimes de emagrecimento, muitas vezes, sem o acompanhamento médico.

Ela não exerce somente efeitos no cérebro, age ainda na pupila dos olhos, produzindo uma dilatação — fenômeno chamado midríase. Também causa um aumento do número de batimentos do coração (taquicardia) e um aumento da pressão sanguínea.

Ainda conforme a Unifesp, o consumo de anfetamina no Brasil é alarmante, provocando avisos da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre o assunto ao governo brasileiro.

VEJA TAMBÉM

plugins premium WordPress