Justiça Suspende Pesquisa Eleitoral em Corrente por Irregularidades – Portal Ponto X

Justiça Suspende Pesquisa Eleitoral em Corrente por Irregularidades

Foto: Corrente-PI (reprodução)

A Justiça determinou a suspensão imediata da divulgação de uma pesquisa eleitoral realizada pelo Instituto Credibilidade em Corrente, Sul do Piauí, devido a irregularidades significativas cometidas durante sua execução. A ação foi movida pela coligação “Uma Corrente Para Todos” contra o Instituto Credibilidade.

📲Participe do canal de notícias do Ponto X no WhatsApp e no Telegram

Na decisão, o juiz eleitoral Noé Pacheco de Carvalho, foi informado de que a pesquisa PI-09645/2024 promovia propaganda eleitoral irregular ao aplicar um questionário diferente do registrado junto à Justiça Eleitoral. A denúncia destacou que o instituto utilizou argumentos e induziu respostas favoráveis ao candidato majoritário, enquanto questionava escolhas daqueles que manifestaram opiniões distintas, sugerindo uma clara parcialidade em favor do candidato opositor Filemon Paranaguá.

O magistrado enfatizou que a conduta viola regras eleitorais explícitas, uma vez que o questionário registrado deve ser estritamente seguido pelos entrevistadores. Ele alertou para o perigo de danos irreparáveis caso a pesquisa seja divulgada sem observar as normas, podendo distorcer os resultados e influenciar de maneira indevida os eleitores, comprometendo a integridade do processo democrático e ferindo o princípio da igualdade entre os candidatos.

Como medida cautelar, o juiz determinou que a coligação se abstenha de divulgar a pesquisa contratada por José Francisco Lira Barros, realizada entre os dias 25/08/2024 e 27/08/2024 na zona urbana e rural de Corrente. O descumprimento dessa decisão acarretará em multa de R$15.000,00 por cada violação constatada.

📲TV PONTO X (Jornal, segunda, quarta e sexta às 12h) Inscreva-se no Canal.

📲Confira as últimas notícias do Portal Ponto X
📲Acompanhe o Ponto X no Facebook e no Instagram

VEJA TAMBÉM

plugins premium WordPress