28.2 C
Bom Jesus

Justiça concede regime semiaberto ao ex-coronel Correia Lima após 22 anos de prisão

A decisão foi tomada após o detento realizar um exame criminológico, que avaliou o comportamento e estado mental do preso.

A juíza Maria do Perpétuo Socorro Ivani de Vasconcelos, da 1ª Vara Criminal da Comarca de Parnaíba, concedeu nesta quarta-feira (9) a progressão do regime fechado para o semiaberto ao ex-coronel José Viriato Correia Lima. A decisão foi tomada após o detento realizar um exame criminológico, que avaliou o comportamento e estado mental do preso.

Correia Lima é apontado pela polícia como o chefe do crime organizado no Piauí. Ele está preso há 22 anos na Penitenciária Mista de Parnaíba, onde cumpre condenações que somam 219 anos de reclusão.

De acordo com a decisão, o ex-coronel deverá cumprir o novo regime na Colônia Agrícola Major César, unidade prisional destinada ao cumprimento do regime semiaberto no estado.

Para obtenção do benefício, considera-se o cumprimento da fração de 1/6 (21 anos, 7 meses e 10 dias) do total das penas, com base no encarceramento ininterrupto do réu desde 8 de outubro de 1999. O membro do Ministério Público também foi favorável a progressão de regime do apenado.

Em fevereiro, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) chegou a conceder habeas corpus ao ex-coronel Correia Lima. A decisão foi assinada pelo ministro Nefi Cordeiro, da sexta turma do STJ, e se referia à morte do engenheiro José Ferreira Castelo Branco, que ficou conhecida como Caso Castelinho, ocorrida em 1999. Correia Lima foi condenado a 25 anos de prisão por homicídio qualificado em 2011. Entretanto, no dia 24 de julho, o ministro João Otávio de Noronha, negou o habeas corpus com pedido de liminar.

Mais Lidas

Polícias Civil e Militar prendem traficantes em Bom Jesus.

A ação integrada das Polícias Civil e Militar de Bom Jesus resultou na prisão de um casal traficantes, na apreensão de um menor de...

Gusttavo Lima é censurado e decide não fazer mais lives, CONAR aponta irregularidades nas transmissões

A declaração foi feita horas depois do músico virar alvo do Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária), que apontou irregularidades nas propagandas de bebidas...

Adolescente de 15 anos morre afogado em barragem no Piauí

O jovem Lucas de Jesus Almeida, de apenas 15 anos, de família de Campo Grande do Piauí, morreu vítima de afogamento no início da...

Sindicato denuncia cortes de horas extras e cobra adicional de periculosidade igual para todos durante pandemia

A Direção do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Saúde Pública do Piauí (SINDESPI) em reunião na última quarta-feira (15/04) com o diretor do...