O “Jornal Nacional” entrou para a lista dos programas de TV que já caíram em uma fake news. O principal telejornal do país propagou uma informação falsa nesta sexta-feira (22), envolvendo o governo de Jair Bolsonaro e a crise diplomática entre Brasil e Venezuela.
O âncora do Jornal Nacional precisou se desculpar por um erro cometido na edição desta sexta-feira (22), ao atribuir ao general Augusto Heleno, ministro do Gabinete de Segurança Institucional, um tuíte com ameaça à Venezuela.
Após exibir reportagem com fala de Heleno, em que ele nega intenção do país em fazer qualquer ação agressiva contra a Venezuela, o JN afirmou que numa rede social, o ministro havia se pronunciado, dizendo que “caso haja qualquer agressão à soberania do pais, iremos reagir baseados em preceitos constitucionais”.
https://twitter.com/manoelmsgontijo/status/1099268907427422208
Mas, 35 minutos depois, ao fim da edição, o âncora William Bonner anunciou a correção. “Nós dissemos agora há pouco que o ministro do Gabinete de Segurança Institucional, Augusto Heleno, teria publicado numa rede social que o Brasil pode reagir a agressões à soberania do país. Mas o ministro esclareceu que a declaração não é de autoria dele e foi publicada num perfil falso. Por esse erro nós pedimos desculpas ao ministro e a você, telespectador”.