28.2 C
Bom Jesus

Incêndio em Currais e Bom Jesus deixa moradores desesperados, população pede socorro

Em Bom Jesus o secretário de meio ambiente está ajudando moradores a apagar incêndios. Na região Extremo Sul do estado não existe Corpo de Bombeiros.

O Piauí está em chamas. Só nos primeiros sete dias do mês de setembro, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) registrou 674 focos de incêndios em 85 cidades do estado. É o quinto maior índice do país, ficando atrás apenas do Acre (998), Mato Grosso (866), Minas Gerais (763) e Amazonas (716).

Na cidade de Currais, município vizinho a Bom Jesus, no Sul do Piauí, as chamas chegaram muito próximo das residências, a população está pedindo socorro as autoridades. Nessa região não existe Corpo de Bombeiros, o que dificulta ainda mais o combate aos focos de incêndios que se alastram com muita rapidez.

Moradores de Currais enviaram vídeos para a nossa redação mostrando o desespero das pessoas tentando apagar as chamas com baldes de água, na tentativa de impedir que o fogo chegue às residências.

Em Bom Jesus a situação também é preocupante, o secretário de Meio Ambiente, Adalberto Carvalho, está ajudando a apagar um fogo de grandes proporções na zona rural do município.


A reportagem completa com vídeos sobre os incêndios em Currais e em Bom Jesus, nessa quinta-feira dia (09) às 12h no Jornal Meio Dia em Ponto na TV Ponto X no youtube. Entrevista com secretário de Meio Ambiente de Bom Jesus. Clica aqui, assista e compartilha o canal.


Corpo de Bombeiros Militares na cidade de Bom Jesus

O Grupo de Atuação Especial no Controle Externo da Atividade Policial (Gacep), em apoio a 1ª Promotoria de Justiça de Bom Jesus, instaurou o Procedimento Administrativo de Auxílio nº 023/2020 para fomentar, fiscalizar e acompanhar a implantação de uma unidade do Corpo de Bombeiros Militares na cidade de Bom Jesus.

A unidade da corporação mais próxima da cidade de Bom Jesus é a Companhia Destacada de Floriano, que se situa a cerca de 360km (trezentos e sessenta quilômetros) de distância de Bom Jesus e mais de 590km (quinhentos e noventa quilômetros) de Corrente.

O efetivo do Corpo de Bombeiros do Piauí é o menor do país (apenas 339 bombeiros), além de apresentar a pior relação de bombeiros por habitantes, com um bombeiro a cada 9.393 piauienses, quando a ONU (Organização das Nações Unidas) recomenda que seja de um combatente a cada grupo de mil habitantes.

Conforme apurado por meio da pesquisa da Revista Emergência, disponível em protecao.com.br/u…aarquivo/64.pdf, a região do Brasil com menor presença física dos bombeiros é a Nordeste, que possui postos de bombeiros em apenas 5,24% de suas cidades e, reforçando os dados nacionais, o estado que apresenta a pior situação é o Piauí, com o índice de 1,79%, o que significa que, levando em conta os municípios do Estado, em apenas 1,79% deles há presença física de bombeiros

Como resultado do trabalho do Ministério Público do Estado do Piauí, o Comando-Geral do Corpo de Bombeiros, coronel José Arimatéia Rêgo de Araújo, anunciou que o governo do estado autorizou a realização de concurso público para a corporação. A informação foi divulgada pelo próprio comandante-geral do Corpo de Bombeiros, na última quarta-feira, 1º de setembro.

Mais Lidas