28.2 C
Bom Jesus

Incêndio em Curimatá já atingiu cinco povoados e ameaça a zona urbana

Desde o dia 15 de setembro, a zona rural de Curimatá está sofrendo com as queimadas que já atingiram cinco povoados da região: Lagoas, Baixão do Riacho, Pracata Queimada, Espinhos e Campo Alegre

O prefeito de Curimatá, Valdecir Júnior, relatou que o incêndio iniciou em uma queimada programada pelos pequenos agricultores juntamente com a equipe do PrevFogo do Ibama, mas o fogo ficou sem controle e se espalhou rapidamente causando inúmeros prejuízos ambientais e materiais.

O município conta com uma equipe de Brigadistas, que depois de tantos dias já não tem mais condições humanas e materiais de conter as chamas e segundo o prefeito, o fogo já está se aproximando da zona urbana da cidade,

“Acionei o Governo do Estado que enviou duas equipes do Corpo de Bombeiros, que estavam em São Raimundo Nonato, mas as equipes chegaram aqui, contaminadas com a Covid-19 e não permaneceram”. O prefeito Valdecir Júnior, relatou que o munícipio está lutando a muitos dias contra essa queimada e que mais uma vez entrou em contato com o Governo do Estado e está aguardando uma resposta.

“Estamos em situação de emergência, temos apenas 10 brigadistas que estão tentando conter o fogo. A população também está se voluntariando, mas são pessoas sem conhecimento para esse tipo de ação. Nossa estrutura humana e material está se esgotando. Precisamos de ajuda. Estamos vendo agora a questão de vidas humanas. O vento está muito forte. O fogo está a 13 km e no vento que está aqui, na baixa umidade e alta temperatura, isso facilita a propagação”,  frisou Valdecir.

Em setembro, a PI-255, que liga Curimatá a Avelino Lopes, chegou a ser interditada por conta das chamas e da forte cortina de fumaça.


ASSISTA DE SEGUNDA A SEXTA-FEIRA O JORNAL MEIO DIA EM PONTO NA TV PONTO X, ÀS 12 HS. O SUL DO PIAUÍ EM DESTAQUE. APRESENTAÇÃO: RONILTON LEAL – TODAS AS SEXTAS ÀS 19HS TEM XCAST – ENTREVISTAS POLÊMICAS E MÚSICA AO VIVO. INSCREVA-SE NO CANAL E ATIVA AS NOTIFICAÇÕES. CLICA AQUI, CURTE, COMENTA E COMPARTILHA O LINK DA WEB TV PONTO X.


Mais Lidas