Um homem foi preso na cidade de Cristino Castro, Sul do Piauí, em flagrante, após atirar em um cachorro, o crime aconteceu por volta das 14h30min do último sábado (13). O animal foi atingido no olho, passou por um procedimento cirúrgico e não corre risco de morte.
De acordo com informações da dona do animal, o seu companheiro estava refazendo uma cerca depois que a chuva derrubou, nesse momento o cachorro atravessou para o lado do acusado, quando o mesmo atirou de espingarda ferindo o animal no olho.
Segundo a ocorrência, o comando do GPM de Cristino Castro foi acionado logo em seguida, o homem foi preso em flagrante e levado para Delegacia Regional da Polícia Civil de Bom Jesus, o caso está sendo investigado e o acusado foi solto depois de ter pago fiança e irá responder em liberdade ao crime de maus-tratos a animais e porte de arma de fogo.
O crime previsto no artigo 32 da Lei Federal nº 9.605 é o dispositivo que torna maus–tratos crime punível com detenção de três meses a um ano e com multa a prática de ato de abuso, maus–tratos, ferir ou mutilar animais, silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos.
Ainda segundo a denunciante, o homem acusado de atirar em seu cão, cria muitos animais dentro da zona urbana, como, ovelhas e porcos, o que é proibido por Lei, ela ainda cobra a atenção da Vigilância Sanitária do município para realizar uma vistoria no local.