logo-cabecalho

Siga nossas redes:

Governo do Piauí diz que triplicou número de UTIs no estado; mas na região Extremo Sul não há Leitos

De acordo com o Governo do Piauí para evitar que algum piauiense infectado pelo novo coronavírus ficasse sem atendimento, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) triplicou o número de leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) nos hospitais regionais do estado, impedindo o colapso na rede nos municípios mais distantes da capital, Teresina.

Com isso, a quantidade de óbitos por Covid-19 não ficou concentrada no interior do estado, mas sim em Teresina. No período de 18 a 30 de julho, 46,3% das 246 vítimas da doença no Piauí foram na capital, onde moram apenas 26% dos piauienses. Já o interior, que concentra 74% da população, registrou 53,7% das mortes no mesmo período.

Na instalação dos leitos, o Governo do Estado ressalta que teve o cuidado de espalhar unidades longe da capital, considerando as longas distâncias entre os municípios do Piauí. Assim, polos como Floriano, Picos, Parnaíba, Piripiri ganharam novas UTIs, atendendo os pacientes das cidades da região. O reforço na capacidade de atendimento do interior permitiu que os pacientes mais graves da fossem socorridos de forma mais rápida, reduzindo os riscos.

Porém, a região do Extremo Sul do estado que compreende uma área semelhante a Portugal, com mais de 200 mil habitantes não conta com um único leito de UTI. Cidades polos como Bom Jesus, Corrente e Uruçuí, ainda precisam transferir os pacientes em casos graves para os hospitais da Capital, Floriano e São Raimundo Nonato, distância percorrida pelos enfermos que chega até a 800 quilômetros em busca de uma Unidade de Terapia Intensiva.

Nos casos de Bom Jesus e Corrente, o governo do estado prometeu as UTIs no início da pandemia mais de 4 meses atrás, até agora nenhum leito está funcionando nesses dois hospitais. A empresa de energia solar Enel Green Power doou 10 leitos de UTIs, destes, 05 foram para o hospital regional Manoel de Sousa Santos em Bom Jesus. O ministério público está fiscalizando as instalações das unidades que segue sem previsão de funcionamento. Uma nova audiência está marcada para o dia 12 de agosto, onde mais uma vez através de videoconferência o MP irá colher novas informações sobre as instalações e uma possível data de funcionamento.

VEJA TAMBÉM

plugins premium WordPress