28.2 C
Bom Jesus

Governo do Piauí anuncia antecipação do 13º salário para dia 21 de agosto

O governador Wellington Dias (PT) anunciou no início da tarde desta sexta-feira (07/08), direto do Palácio de Karnak, a antecipação da segunda parcela do 13º salário dos servidores estaduais. A medida faz parte do plano de retomada das atividades não essenciais, a fim de garantir fôlego ao setores econômicos, em especial do comércio e de serviços.

Segundo o secretário de Fazenda, Rafael Fonteles, a parcela será repassada ao funcionalismo no dia 21 de agosto, injetando mais de R$ 200 milhões na economia.

“É importante esse recurso no bolso do servidor para que possam antecipar as compras, para que possam eventualmente organizar a vida financeira de cada um, mas também é uma indução para o setor do comércio e do setor de serviços. É uma medida importante de fomento à atividade econômica”, diz o secretário.

Fonteles explica que os recursos para a antecipação do 13º foram garantidos graças às medidas de austeridade adotadas ainda no ano de 2019, quando o governo fez o contingenciamento de gastos não essenciais. 

“Quando iniciou 2020, a gente já ia colher os frutos deste trabalho de reequilíbrio. A gente estava esperando justamente o anúncio de diversas medidas econômicas, e veio a pandemia”, conta. 

Com a economia de recursos, o Estado, diz Rafael, conseguiu honrar os contratos com terceirizados, locação de automóveis e imóveis, e de combustíveis. “A economia foi suficiente para colocar as contas da máquina pública em dia”

 governador destacou que tudo é possível graças ao dever de casa cumprido pelo Estado. “Tem momento de plantar, tem momento de colher. A partir de um plano, que somado a outros investimentos, tem por objetivo contribuir para esse momento em que o cronograma relacionado à pandemia permite a retomada de atividades, e também seja combinado com capacidade de circulação de dinheiro no comércio, para as indústrias, para os serviços e os vários setores”, afirma Wellington.

Mais Lidas

Polícias Civil e Militar prendem traficantes em Bom Jesus.

A ação integrada das Polícias Civil e Militar de Bom Jesus resultou na prisão de um casal traficantes, na apreensão de um menor de...

Gusttavo Lima é censurado e decide não fazer mais lives, CONAR aponta irregularidades nas transmissões

A declaração foi feita horas depois do músico virar alvo do Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária), que apontou irregularidades nas propagandas de bebidas...

Adolescente de 15 anos morre afogado em barragem no Piauí

O jovem Lucas de Jesus Almeida, de apenas 15 anos, de família de Campo Grande do Piauí, morreu vítima de afogamento no início da...

Sindicato denuncia cortes de horas extras e cobra adicional de periculosidade igual para todos durante pandemia

A Direção do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Saúde Pública do Piauí (SINDESPI) em reunião na última quarta-feira (15/04) com o diretor do...