Governadores do Nordeste vão se reunir com Lula após oficialização do Tarifaço de Donald Trump

O Consórcio Nordeste vai se reunir com o presidente Lula na próxima semana para discutir estratégias que busquem minimizar os efeitos do tarifaço decretado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, nesta quarta-feira (30).

A reunião está prevista para acontecer entre os dias 5 e 6 de agosto, com a participação do governador do Piauí, Rafael Fonteles, que preside o Consórcio. A iniciativa conta ainda com a parceria da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), comandado pelo vice-presidente Geraldo Alckmin.

Os governadores nordestinos devem apresentar alternativas de mercado para os produtos que seriam exportados aos EUA. No caso do Piauí, o principal impacto será na exportação do mel. Segundo estimativa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), o prejuízo pode chegar a R$ 32 milhões.

Donald Trump (Foto: Reprodução/Instagram POTUS)

“O Nordeste não assistirá passivamente ao impacto dessas medidas. Estamos nos somando ao esforço nacional, atuando de forma cooperada com a ApexBrasil e o MDIC para garantir a proteção dos nossos empregos, das nossas empresas e da nossa capacidade produtiva”, afirmou Fonteles.

Medidas discutidas

O Consórcio Nordeste vai apresentar um mapeamento detalhado dos impactos econômicos por estado e setor, identificando empresas e cadeias produtivas afetadas, estimando perdas e articulando a inserção dos produtos nordestinos em novos mercados internacionais.

“Defender a economia do Nordeste é defender o Brasil. E é com esse espírito que estamos somando forças”, concluiu o governador Rafael Fonteles.

VEJA TAMBÉM

plugins premium WordPress