Região dos Cânions do Viana, Bom Jesus (Foto: Moisés Barjud)

Na sexta-feira (03) e no sábado (04) na zona rural do município de Bom Jesus, no Sul do Piauí, o volume das chuvas desses dois dias foi o esperado para dois meses. Uma grande enchente deixou a região dos Cânions do Viana, importante ponto turístico, praticamente isolado.

Na sexta-feira dia (03) choveu pela manhã 152mm e 32mm durante a tarde, no sábado dia (04) choveu com a mesma intensidade. No km 33 a água fechou a estrada que dá acesso aos Cânions de “serra a serra” e o nível chegou a quase (1,80 metro) no local onde os carros transitam.

Uma caminhonete modelo S-10 vermelha, sofreu um dano grave. Foi rebocada para a cidade com o motor batido. Ainda não há noticias se alguém ficou preso pelo do outro lado dos Cânions sem conseguir passar, pois o trecho alagado é muito grande e profundo.

Essa enchente não é comum, de acordo com informações do produtor rural, advogado, Moisés Barjud, as chuvas nesse período são fortes, porém ainda não tinha sido registrado enchentes nessa proporção.

“Foram duas chuvas intensas e em seguida, e quando essa água baixar é se preparar para outro problema, a estrada vai estar acabada, cheia de grotas.” Disse Moisés Barjud.

Conforme o pecuarista Geraldinho, a região está isolada, ele deu a volta pelo município de Morro Cabeça no Tempo e Curimatá para retornar a Bom Jesus.

Informou ainda a nossa redação que mais para dentro dos Cânions houve muitos danos. cercas derrubadas, açudes quebrados e a estrada literalmente acabada. Inclusive havia dois tratores atolados, ao tentar ajudar carros atolados.

O Portal Ponto X, também ouviu o presidente do (COMTURBJ) Conselho Municipal de Turismo de Bom Jesus. Nadilson Santos, informou que o conselho irá aguardar alguns dias até que se possa ter ideia das estradas e retomar a visitação de turistas.

“Nesse período de inverno já é esperado que aconteça algumas enchentes no Viana, porém, esse início de inverno surpreendeu, tivemos alguns dias de muita chuva, que nunca tinha sido vista pelos moradores do Viana. Realmente está intrafegável, muita água. É importante aguardar alguns dias de estiagem, para ver como vai ficar a estrada, e assim possamos retornar a normalidade do Turismo para os Cânions do Viana”. Disse Nadilson.

“Estamos aguardando algumas caravanas que tinham se programado para visitar os Cânions nesse mês de janeiro e fevereiro. No último dia 29 estivemos no Viana e por lá tinham mais de 80 turistas, então nesse período a previsão é de que o turismo seja mais intensificado, porém temos essa questão da chuvas e como a estrada é vicinal temos essa possibilidade de enchentes por alguns dias, não sendo possível a prática do Turismo nos Cânions do Viana. Como é o primeiro inverno em que existe o turismo nos Cânions, estamos analisando cada situação, cada período do ano. Mapeando para que tenhamos as informações sobre os períodos mais propícios ao turismo naquela região. Essa semana estaremos realizando visita in loco, vamos monitorar, e analisar como solucionar esse problema”. Falou Nadilson, presidente do COMTURBJ, ao Ponto X

Comentários Facebook