Febre Aftosa: ADAPI alerta produtores do Sul do Piauí, sem a vacinação produtores podem ser multados – Portal Ponto X

Febre Aftosa: ADAPI alerta produtores do Sul do Piauí, sem a vacinação produtores podem ser multados

Campanha contra a Febre Aftosa

Próximo do prazo final da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa, aumenta a preocupação da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (ADAPI), na região do Vale do Gurgueia, no Sul do Piauí. O prazo para imunização do rebanho encerra no dia 31 de maio. Após isso, o produtor rural terá até 15 de junho para declarar a vacinação e atualizar o saldo do rebanho, por meio do Sistema Informatizado de Defesa Agropecuária (Sidapi).

De acordo com Raimundo Rosal Vaz, Fiscal Agropecuário da (ADAPI), a situação é alerta para que os produtores procurem as lojas agropecuárias de Bom Jesus e região, para adquirir a vacina, a fim de imunizar seu rebanho.

“Perto do prazo final da campanha, estamos sentindo a ausência dos produtores nas lojas para comprar a vacina, bem como na (ADAPI), para atualizar o rebanho vacinado”. Destaca Raimundo Rosal.

Conforme o secretário de Assistência Técnica e Defesa Agropecuária, Fábio Abreu, Essa data é improrrogável. Ou seja, o nosso produtor vai ter que vacinar até esse período.

Além de vacinar seu rebanho é muito importante que o produtor informe para a (ADAPI) sobre a vacinação. “É por isso que estamos lançando essa campanha para pedir que aquele produtor vacine o seu rebanho completo e se for fêmea de 3 a 8 meses que vacine também contra a brucelose”, explicou o secretário Fábio Abreu.

Vale ainda alertar que, sem a vacinação, os produtores rurais podem ser multados e ficam impedidos de comercializar e transportar o animal, pois não conseguirão emitir a Guia de Trânsito Animal (GTA). O produtor também precisa ter a comprovação da vacina para conseguir financiamento com os bancos e para realizar a compra de milho na Conab, utilizado na ração animal.

VEJA TAMBÉM

plugins premium WordPress