A safra de algodão em pluma 2018/19 pode alcançar 2,65 milhões de toneladas, com uma elevação de cerca de 32% frente à safra 2017/18 (2 milhões de t). A área plantada é estimada em crescimento de 35%, alcançando em 1,17 milhão de hectares.

Na Região sul do Piauí, a Fazenda Alvorada que fica localizada na Serra do Quilombo, iniciou essa semana a colheita de sua primeira safra de Algodão. De acordo com o produtor e um dos proprietários do Grupo Alvorada, Leivandro Fritzen, a produtividade esperada é de 300 arrobas por hectare. A área plantada foi de 270 hectares, com algumas variedades de sementes para teste.

Em se confirmando as expectativas do produtor, será colhido neste primeiro ano da safra de algodão a mesma média de toneladas do estado vizinho, que segundo informações da AIBA-(Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia), foram plantados 333 mil hectares e devem render cerca de 1,4 milhão de toneladas de algodão em caroço. A produtividade média deve alcançar 300 arrobas por hectare.

O prefeito de Bom Jesus, Marcos Elvas, acompanhado do Secretário municipal de Agricultura, Elvinhas, visitou a Fazenda Alvorada para acompanhar a abertura da primeira colheita de algodão do grupo Alvorada na Serra do Quilombo. “O algodão é a mais nobre cultura do Cerrado e o seu cultivo na Serra do Quilombo por produtores de excelência significa um novo horizonte para nossa região. Parabéns à família Fritzen em nome do Leivandro, que tão bem nos recebeu, e bom trabalho a todos”. Disse o gestor.

O Grupo Alvorada é consolidado em lavoura de grãos e é também modelo em integração Lavoura pecuária, Os produtores receberam em meados de maio uma comitiva de colombianos na Fazenda Aliança de Gado de corte que fica no Vale do Gurgueia. O grupo é referência no uso de tecnologia de ponta na pecuária de corte, com um rebanho aproximado de 5 mil bovinos de ótima qualidade. A comitiva participou de uma demonstração expositiva da estrutura e das atividades desenvolvidas na fazenda e em seguida foi feita a visita de campo. (Leia mais).

 

Comentários Facebook