O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, afirmou que as famílias afetadas pelo forte temporal – que caiu na cidade de Picos (PI), na segunda-feira (13) – receberão a antecipação do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e do Bolsa Família.
O pagamento dos recursos é garantido por meio do decreto de calamidade pública, assinado pelo prefeito de Picos, Pablo Santos (MDB). A previsão é que os valores sejam disponibilizados na segunda-feira (20). O Benefício de Prestação Continuada (BPC) também deverá ser pago.
“O Ministério do Trabalho vai garantir a liberação de um valor do FGTS e vamos pagar antecipado, para quem completou as regras do decreto de emergência e calamidade, o Bolsa Família além do BPC”, informou o ministro.
Comitê de crise
Os integrantes do comitê de crise do Governo do Estado se reuniram, na manhã de quinta-feira (16), para traçarem estratégias de ação nas áreas afetadas. A reunião serviu para a deliberação de ações, como o envio de equipes dos setores da Segurança Pública e da Saúde para atendimento à população.
Confira as últimas notícias do Portal Ponto X
Acompanhe o Ponto X no Facebook e no Instagram
Segundo o ministro Wellington Dias, os Ministérios das Cidades e do Desenvolvimento Regional vão atuar no processo de reparação dos danos provocados à infraestrutura da cidade.
“Eu destaco a integração com o Ministério do Desenvolvimento Regional, onde trabalhamos, garantindo alimento e ajuda humanitária, com a reconstrução das áreas atingidas. O Ministério das Cidades vai garantir as habitações e o Ministério da Saúde vai disponibilizar equipes médicas”, disse.