O piauiense Velton Avelino dos Santos foi executado na última segunda (27), na cidade de Barreiras (BA). Ele é um dos executores da chacina que vitimou quatro agricultores em Baixa Grande do Ribeiro, no Sul do Piauí, no dia 23 de abril de 2023.
Velton foi atingido por pelo menos 10 disparos de arma de fogo, quando trafegava em via pública. O corpo de Velton foi reconhecido por seu pai. No momento do crime ele não portava documentos e usava uma peruca. Em um de seus bolsos foi encontrada uma passagem de ônibus.
“Ele estava constantemente se movimentando por aquela região. Nós tínhamos informações que ele está a fora do Piauí. já realizamos diligências na região de Corrente nada tentativa de captura-lo, mas ontem (28), de manhã, recebemos a informação da sua morte”, explica o delegado Francisco Acelino Benício, diretor de polícia do interior.
Confira as últimas notícias do Portal Ponto X
Acompanhe o Ponto X no Facebook e no Instagram
Participe do canal de notícias do Ponto X no WhatsApp e no Telegram
Entenda o caso
Quatro pessoas foram assassinadas em uma chacina na cidade de Baixa Grande do Ribeiro, a 583 km da capital Teresina, no dia 23 de abril. Segundo o delegado Célio Benício, gerente de Polícia do Interior (GPI), as vítimas eram pai, dois filhos e um funcionário que foram mortos dentro da mesma casa. O crime foi testemunhado.
As vítimas fora identificadas como:
• Luiz Pedro Dalcin, de 61 anos (pai)
• Luiz Antônio Dalcin, de 34 anos (filho)
• Gustavo Dalcin, de 36 anos (filho)
• Leonilton Sousa da Silva, de 33 anos (funcionário das vítimas)
As vítimas trabalhariam em fazendas e foram mortos no quintal da casa. Luiz Pedro e seus filhos são naturais do estado do Rio Grande do Sul e Leonilton Sousa é natural do Maranhão.
Segundo a investigação da Polícia Civil do Piauí, Jhon Lennon dos Santos Abreu teria encomendado a chacina para vingar a morte de seu sogro, que morreu de causas naturais, na propriedade das vítimas. Jhon Lennon acreditava que teria havido negligência dos donos da propriedade no caso da morte de seu sogro.
Lúcio Batista Filho segue preso em Baixa Grande do Ribeiro, recentemente a Justiça negou um pedido de habeas corpus para o investigado.
Já Jhon Lennon dos Santos Abreu, 28 ano foi preso em Brasília e, posteriormente, em São Luiz, no dia 02 de julho. E segue preso aguardando julgamento.
Euton Marcos Santos Lira, de 26 anos, segue foragido, mas está sendo procurado por meio da Operação Lembrados, realizada pela Inteligência da Polícia Civil.
Velton Avelino dos Santos foi morto em Barreiras (BA).
Com informações do Cidade Verde