logo-cabecalho

Siga nossas redes:

ESCOLA ESTADUAL ARACY LUSTOSA UM EXEMPLO DE QUE TRABALHO EM EQUIPE RENDE “BONS FRUTOS”.

Atendendo um público de mais de 700 alunos distribuídos nas modalidades: Ensino Fundamental II, Médio Regular e Médio EJA (Educação de Jovens e Adultos) , a equipe escolar iniciou um Projeto de Intervenção, que logo se transformou em um Projeto Pedagógico devido tamanha a eficácia das ações.

Equipe escolar, alunos, comunidade local, pais, 03 Igrejas de diferentes Credos, comércio local e pessoas físicas abraçaram a ideia da Diretora Rosane , e em consonância com o Conselho Escolar, colocaram a “mão na massa” e transformaram os espaços físicos e a estrutura da escola; pneus viraram suporte de portas antigas, que com uma mão de tinta se transformaram em lindas mesas tanto para o espaço aberto quanto para a biblioteca; vasos ornamentais também confeccionados com pneus velhos, latas, carrinhos de mão e troncos de árvores e vão dando um novo visual pelos quatro cantos da escola.

As paredes ganharam mais “vida” com nova tintura e decoração feita com  revistas, oferecendo assim uma oportunidade diferente aos amantes da leitura  (os alunos podem ler diversos textos dos mais variados assuntos que estão afixados nas paredes das salas).

No início do ano letivo de 2018 foram chamados representantes de 03 Igrejas para dar Boas Vindas aos alunos que iniciavam mais um ano escolar; ao visitarem a escola, se prontificaram a ajudar no Projeto de Intervenção e trouxeram a mão de obra de seus fiéis de forma  voluntária; os vereadores também contribuíram para a compra de materiais básicos para situações que não se resolvia com reciclagem e a comunidade em geral e o comércio local também participaram “dessa corrente do bem”. Entre as doações, as que mais ganharam, segundo a diretora, foi cimento e mão de obra de dezenas de voluntários das mais diversas profissões.

No decorrer do ano de 2018 foram realizados 04 Projetos ( um para cada bimestre), dando sequência ao Projeto de Intervenção iniciado em agosto de 2017. Seguindo a Pedagogia da Ternura, no primeiro bimestre foi desenvolvido o ESCOLA CIDADà com o objetivo de sensibilizar a todos da importância em se cuidar do espaço público; em sequência, desenvolveu-se o Projeto: PLURALIDADE CULTURAL, onde mostrou a importância da cultura dentro do espaço escolar e a grande diversidade cultural existente na cidade de  Bom Jesus; no terceiro bimestre ESCOLA SUSTENTÁVEL foi desenvolvido na prática ( busca e coleta de materiais reciclados para serem transformados em mobília e ou decoração dentro da escola); por último a escola desenvolveu o Projeto SAÚDE NA ESCOLA, onde a intenção era de mostrar que tudo o que é feito com prazer é saudável.

Conversamos com alguns alunos e os mesmos afirmaram que no início a proposta assustou um pouco, inclusive houve resistência por parte de alguns , mas que hoje, depois dos resultados positivos, esses mesmos alunos que resistiram num primeiro momento, são agora os voluntários da escola que já estão trabalhando para entregar uma escola ainda mais agradável e acolhedora para os alunos do ano letivo de 2019.

O ano de 2018 foi bem intenso tanto para alunos e equipe escolar como para a própria escola que passou por transformações, onde o trabalho em equipe, a força de vontade e com muita criatividade conseguiram fazer a diferença, num período em que os recursos financeiros eram escassos,” a turma do Aracy Lustosa” não cruzou os braços e mostrou que podemos sim fazer a diferença, basta querer e trabalhar em equipe e ir atrás de seus objetivos, fazendo das barreiras apenas um degrau a mais a ser trilhado! Bons exemplos merecem ser copiados.

parte externa da escola.
Espaço do refeitório.
Alunos engajados no Projeto Pedagógico.

Fonte: Elizabeth Zanon

VEJA TAMBÉM

plugins premium WordPress