A Câmara de Vereadores de Bom Jesus, realizou mais uma sessão itinerante na manhã dessa segunda-feira (07), dessa vez no bairro Alphaville, no auditório da UBS Hélio Figueiredo. A sessão itinerante é uma iniciativa do vereador, Nestor Elvas, com apoio dos pares da casa e tem como objetivo, aproximar o poder legislativo da população, ouvir os problemas apontados e buscar soluções para melhorar a qualidade de vida dos moradores.

Foram várias as reivindicações apresentadas pelos moradores do Alphaville: pavimentação, abastecimento de água, saneamento básico e atendimento na rede pública para o tratamento contra depressão. Este último, foi discutido por todos moradores que apontaram falhas no atendimento dos postos de saúde do município.

O vereador Murilo Mirando, apresentou o Projeto de Lei n° 003 que institui a campanha permanente de conscientização da depressão infantil e na adolescência no âmbito municipal. O vereador justificou que é necessário políticas públicas para minimizar o problema que é uma realidade e que vem atingindo inúmeras famílias.

Os moradores cobraram uma atuação mais eficaz da secretaria de saúde, mais dedicação dos psicólogos e mais profissionais para atender a demanda que é muito grande. Os vereadores se comprometeram em levar o problema até a secretaria para buscar uma solução positiva para combater a depressão que atinge inúmeras famílias do município.

Outro tema bastante discutido foi o abastecimento d’água do bairro. Segundo os moradores, o Alphaville sofre com as constantes falta de água. São cerca de 300 residências que pagam uma taxa no valor de R$ 50,00 para o proprietário do loteamento que conforme colocado na reunião não investe no melhoramento da rede de abastecimento, o que gera um grande desconforto para os consumidores que convivem diariamente com a falta de água nas torneiras. O sistema é particular e ainda não foi repassado à Agespisa.

Os vereadores sugeriram que os moradores do bairro fizessem um abaixo assinado para levar o problema para o Ministério Público, para tomar as medidas cabíveis na tentativa de solucionar o caso.

Outras reivindicações, foram a respeito do calçamento e saneamento básico para as ruas que não serão contempladas pelo programa ‘Avançar Cidades’ e providências quanto aos terrenos baldios do bairro que não são limpos pelos proprietários colocando em risco à saúde da população.

Por fim os presentes na sessão itinerante parabenizaram a iniciativa do vereador Nestor Elvas, em levar a sessão para os bairros para ouvir de perto os problemas da população. Nestor, agradeceu o apoio dos colegas e disse que já solicitou junto ao deputado estadual Firmino Paulo uma emenda para pavimentação que irá beneficiar a Rua Mato Grosso, segundo o vereador, as obras do calçamento deverão ter início no mês de janeiro de 2020.

SESSÕES ITINERANTES

As sessões itinerantes são sessões formais da Câmara Municipal, porém, possuem uma dinâmica diferente, que permite maior participação da população e visa tratar de assuntos que sejam de interesse geral do município ou do bairro e localidade onde a sessão está sendo realizada.

Moradores do bairro Chapadinha, também na zona urbana, estão cobrando uma sessão itinerante naquele bairro. Os parlamentares ainda não sinalizaram  qual a data da sessão neste bairro.

Comentários Facebook