A rainha e duas princesas da corte da 14ª edição da Exposoja no Distrito de Nova Santa Rosa, no Cerrado do município de Uruçuí, Sul do Piauí, foram eleitas e coroadas. O trio foi eleito em evento realizado na noite do último sábado (1º de abril) no Pavilhão de Eventos da Associação dos Produtores Rurais. A 14ª Exposoja está marcada para os dias 10, 11, 12 e 13 de maio de 2023 no Parque de Exposição de Nova Santa Rosa e terá participação recorde de expositores. Segundo o presidente da feira, um aumento entre 25 e 30% em relação ao ano passado.
A cerimônia de escolha contou com a presença de público, autoridades, produtores rurais e corpo de jurados que avaliaram vários critérios como, simpatia, comunicação e cultura e beleza. As cinco candidatas foram entrevistadas e em seguida desfilaram na passarela com dois trajes. Elas desfilaram de forma individual e coletiva, em seguida os jurados comentaram os critérios de escolha do trio e anunciaram o resultado.
Jurados
Fizeram parte do corpo de jurados, a empresária Neyse Rodrigues, Bruna Zanotto, da corte das soberanas da Femacã, do Rio Grande do Sul, Jairo da Brahma, secretário municipal de agricultura e a corte das soberanas de 2022, a Rainha Jackeline Fialho e as princesas Luana Goulart e Débora kretchimer.
Corte das Soberanas eleita
-
Paula Rettore (Rainha)
- Maria Eduarda Anjos (Princesa 1)
- Alicya Saraiva (Princesa 2)
Paula Rettore, tem 18 anos, é estudante de Agronomia e cresceu na Comunidade Nova Santa Rosa. Sua motivação para representar a Exposoja é a alegria de exaltar o trabalho no campo e todos que integram essa forte cadeia produtiva.
Maria Eduarda Anjos, tem 22 anos e é estudante do 10º período do curso de Engenharia Agronômica, pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Campus Uruçuí. A motivação de Maria para participar do Concurso foi o desejo de representar o trabalho no campo, acreditando que o setor movimenta e alimenta o nosso país, tendo grande valor para a nossa sociedade.
Alicya Saraiva, tem 18 anos, é estudante e já atua na área Administrativa no ramo do Agronegócio. Ela cresceu na região de Uruçuí (PI) e espera representar com amor e responsabilidade o trabalho na área do Agro, incentivando outras pessoas a não desistirem dos seus sonhos.
A corte das Soberanas tem o papel de dar as boas vindas ao público e expositores, acolher todos e explicar o que o agro faz pela região, mostrar o impacto da agricultura em nossa sociedade e agradecer os expositores pelo trabalho dedicado à Exposoja.
De acordo com o presidente da feira, produtor Celso Werner, a organização da cerimônia tinha preparado uma grande festa para o concurso das soberanas, mas devido um grave acidente que aconteceu dois dias antes no eixão de acesso a Vila, onde uma pessoa morreu e outro ficou gravemente ferido, decidiram por realizar apenas o concurso e um jantar, a festa foi cancelada, por respeito às famílias e vitimas do acidente. Durante a coroação das soberanas, Celso Werner, convidou os presentes para fazer uma oração, pedindo a Deus a restauração da saúde de Adriano Welke, 37 anos, que está na UTI de um hospital de Teresina em estado grave.
Sobre a 14ª edição da Exposoja, Werner, ressaltou que será uma feira recorde, com aumento em torno de 25 a 30% de empresas expositoras em relação ao ano anterior. O presidente da feira disse que o Parque de exposição já sendo preparado e que as duas principais avenidas da Nova Santa Rosa, uma delas em frente ao parque, estão recebendo pavimentação asfáltica, o que vai contribuir muito na parte de mobilidade, no sentido de receber o público visitante e expositores.