logo-cabecalho

Siga nossas redes:

Eleição municipal de Redenção do Gurguéia poderá ser anulada

O TRE-PI (Tribunal Regional Eleitoral do Piauí) julgou recurso apresentado nas últimas eleições municipais de Redenção do Gurgueia pela Coligação “A Vontade do Povo” (PT/PSB). E determinou o retorno dos autos à 15ª Zona Eleitoral, para que sejam retomadas as investigações e demais atos do processo. Existe a possibilidade das eleições municipais serem canceladas pela justiça eleitoral.

No referido processo a Coligação de oposição impetrou Ação de Investigação Judicial Eleitoral, por suposta prática de abuso de poder político, econômico e captação ilícita de votos, contra candidatos a vereador e contra o então prefeito municipal Ângelo José Sena Santos (Dr. Macaxeira), que na época era candidato à reeleição.

Consta nos autos que no dia (13/11/2020), a Polícia Rodoviária Federal realizou abordagem a um veículo conduzido por Sandro Henrique Ferreira da Silva, vereador eleito do município de Redenção do Gurguéia, e que, na ocasião da abordagem, o condutor e o passageiro do veículo empreenderam fuga, deixando no interior do veículo inúmeros comprovantes de depósito e contas em nome de terceiros, bem como o valor de R$ 1.332,00 (mil trezentos e trinta e dois reais) em espécie.

Por requisição do Ministério Público Eleitoral, a Polícia Federal instaurou Inquérito, em que foram analisados os materiais encontrados e colhidas provas de um telefone celular.

Para os investigadores, as provas encontradas pela Polícia Federal demonstravam o comprometimento da lisura do pleito municipal e equilíbrio da disputa e o abuso intencional e reiterado do poderio econômico, por parte de toda a chapa de vereadores, inclusive com anuência, conhecimento e benefício do prefeito municipal e candidato à reeleição, Sr. Ângelo Sena, do vice-prefeito, Sr. Arlei Figueiredo, e do Secretário de Saúde, Sr. Edizon Ribeiro.

A sentença de 1º grau havia julgado extinto o processo por entender que a ação havia sido proposta fora do prazo legal.

No entanto, os juízes do TRE-PI reformaram a sentença e, assim, determinaram o retorno dos autos à 15ª Zona Eleitoral, para que sejam retomadas as investigações e demais atos do processo. O acórdão foi seguido por unanimidade dos juízes do TRE-PI.

Acórdão TRE-PI – AIJE


RELEMBRE O CASO

Vereador de Redenção do Gurgueia é preso pela PRF acusado da prática de Crime Eleitoral


O Portal Ponto X deixa o espaço aberto para os candidatos eleitos e citados nesta reportagem para os esclarecimentos e comentar a decisão do TRE-PI.

📲Siga o Portal Ponto X nas redes sociais:

👉🏼no Facebook

👉🏼no Instagram

👉🏼no Twitter

👉🏼no youtube

VEJA TAMBÉM

plugins premium WordPress